Governador discursa no parlamento estadual
Com a presença do governador Renan Filho (PMDB), o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Luiz Dantas (PMDB), abriu oficialmente, na tarde desta terça-feira (24), os trabalhos da 18ª legislatura da Casa Tavares Bastos.
Na oportunidade, conforme preconiza a Constituição Estadual, o chefe do Executivo alagoano apresentou o plano e metas de seu governo para o exercício de 2015. De acordo com ele, seu governo estará baseado no tripé: educação, saúde e segurança. Sendo a educação a mola propulsora para o desenvolvimento do Estado. Trabalho, enxugamento da máquina e união entre os Poderes deram o tom do discurso de Renan Filho.
O governador observou que Alagoas é o mais pobre entre os demais entes da Nação e detentor dos piores indicadores sócio econômicos do País, apesar de seus inegáveis potenciais. “Potenciais que não são explorados de forma a elevar o nível de vida da nossa população”, observou Renan, informando que o índice de desemprego em Alagoas é o maior do Nordeste e o terceiro do país.
Renan Filho apontou como metas principais de seu governo trabalhar para a construção de um sistema de educação de qualidade, organizar a saúde pública para que seja acessível aos cidadãos e implantar leis para combater o crime. “Tirar do cotidiano a violência, o sofrimento e o medo. Devolver às famílias da nossa terra o direito ao sossego e a vida em paz”, assegurou o chefe do Executivo, acrescentando que a eliminação da pobreza extrema e o desenvolvimento econômico de Alagoas são outros de seus compromissos.
Com um discurso também voltado para a harmonia entre os Poderes constituídos, Filho destacou a aprovação, por parte do Parlamento, de matérias oriundas do governo, como a Lei Delegada e a que possibilita o rateio das sobras dos recursos do Fundeb para os professores da rede estadual de ensino.
Após o discurso do governador, o presidente da Casa, iniciou sua fala agradecendo a presença dos deputados e dos autoridades constituídas na abertura dos trabalhos legislativos. “Aqui se encontra a mais alta representação dos poderes constituídos do nosso Estado. Tal fato se reveste de profunda significância por ocorrer num momento em que se proclama a abertura das atividades parlamentares, com a instalação da Décima Oitava Legislatura”, disse.
Luiz Dantas evidenciou que a Mesa Diretora vem fazendo todos os esforços para superar as adversidades encontradas e buscando construir um ambiente de normalidade institucional, com modernização, transparência e seriedade. “Apesar da crise, que levou inclusive os servidores da Casa à paralisação, devo ressaltar o ambiente respeitoso em que se busca responder os desafios”, afirma.
O presidente falou ainda, da importância da sessão extraordinária realizada pela Assembleia Legislativa que aprovou o projeto da Lei Delegada e do rateio do Fundeb para os professores de rede pública estadual. “Antes mesmo da instalação dos trabalhos produzimos avanços, como a aprovação dos projetos que tratam do rateio do Fundeb e da Lei Delegada onde concedemos ao governador Renan Filho, o poder de operar a reforma administrativa, para que se possa otimizar a máquina e estabelecer a governança contida na proposta consagrada nas urnas pela vontade dos alagoanos’, disse.
Por fim, Luiz Dantas conclamou a todos para uma mudança no rumo, no sentido do fortalecimento do parlamento. “Com independência, como ordena a Carta Constitucional, o parlamento haverá de funcionar em sua plenitude, sabendo ser parceiro e defensor do fortalecimento do Estado e da busca do bem comum. Saberei respeitar as diferenças e estimular o debate”, concluiu o presidente.
Além do governador Renan Filho e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas, estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça; desembargador, Washington Luiz; o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá; o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Otávio Lessa; o presidente da Associação dos Municípios de Alagoas, prefeito Marcelo Beltrão; além dos deputados e demais autoridades.
