A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, por unanimidade, o requerimento do deputado Jeferson Moraes (DEM), solicitando a convocação do comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Luciano Silva, para prestar explicações sobre ações contra a violência.
O deputado disse que a convocação tem como objetivo esclarecer sobre declarações dadas pelo coronel à imprensa onde cobrava mais participação dos prefeitos do interior de Alagoas no combate à criminalidade. “Queremos saber o que os prefeitos ainda podem fazer para melhorar a segurança no nosso Estado”, disse Moraes
Pelo requerimento, o comandante tem um prazo de 10 dias para comparecer no plenário da Assembleia Legislativa para as devidas explicações.
Mais Violência
Ainda na sessão de hoje, o deputado Ronaldo Medeiros, líder da bancada do PT discursou sobre o auto índice de assassinatos registrados em Alagoas durante o ano passado. Segundo o deputado, em 2010 foram registrados 2.226 mortes em Alagoas, o que coloca o estado como o mais violento do Brasil. A taxa de homicídios em Alagoas é de 60,3 para o grupo de cada 100 mil habitantes.
Segundo ele, a escalada do crime no Estado tem ligação direta com o enfraquecimento do sistema de segurança pública estatal e a migração de facções criminosas. O deputado cobrou ainda do governo do Estado a implantação de políticas públicas que garantam a geração de emprego e, principalmente, ações eficazes para conter o crescente índice de violência registrado em Alagoas.
