Vilela fez um balanço positivo das ações do governo
A sessão solene de abertura dos trabalhos do 3º ano Legislativo, na Assembleia Legislativa (ALE) contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, que veio ao Parlamento alagoano – cumprindo o que rege a Constituição Estadual -, para apresentar o plano de governo para o atual exercício financeiro. Vilela fez um balanço positivo das ações desenvolvidas pelo governo durante o ano de 2012.
Teotonio Vilela iniciou o discurso agradecendo a postura da ALE quanto às políticas públicas. “Agradeço pelo preciso e decisivo apoio desta legislatura às políticas públicas implantadas pelo nosso Governo. As críticas também serão sempre bem-vindas”, disse o governador.
Entre as ações implementadas pelo governo, Teotonio Vilela ressaltou que o Estado conseguiu atrair investimentos na ordem de R$ 2,9 bilhões com a iinstalação de 70 empreendimentos. “Desse total, 58 empresas já empregam 5.200 alagoanos”, comemorou o governador. “Não podemos deixar de citar a reviravolta na base industrial do Estado; a melhor gestão da história na habitação popular; a valorização e a preservação da vida e a autoestima dos alagoanos, com avanços substanciais na redução da mortalidade infantil e da queda das taxas de homicídios”, alegou Vilela.
Ainda durante o pronunciamento, Teotonio Vilela Filho destacou a retomada de grandes obras, a exemplo do Canal do Sertão, que saiu do marco zero para mais de 65 km construídos. Na área da segurança pública, o governador deu ênfase à implantação do programa Brasil Mais Seguro, que, de acordo com ele, apenas nos primeiros seis meses do programa, houve uma considerável redução do índice de crimes violentos letais.
Vilela destacou também, os principais pontos do Governo para este ano. “Reafirmo que, neste segundo mandato como governador, Alagoas mantém uma gestão voltada para a justiça social, a cidadania, a construção da paz, o desenvolvimento com geração de emprego e renda. Reitero que só com uma estreita, solidária e harmônica colaboração entre os poderes é que Alagoas vai superar os desafios e alcançar metas para o bem dos alagoanos”, acrescentou.
O ponto de partida para isso, segundo ele, foi a organização da máquina pública e a reestruturação da dívida. “O que fez nosso Governo sobreviver à crise internacional de 2008 e que vem superando a atual conjuntura nacional de aperto financeiro”, disse, citando também a recuperação da credibilidade de Alagoas junto à União, à iniciativa privada e a organismos de fomento.
Durante a sessão, profissionais da saúde lotaram a galeria da Assembleia e protestaram exibindo cartazes denunciando o caos na saúde pública no Estado. Após o final do discurso o governador foi vaiado pelos manifestantes.
O deputado Antonio Albuquerque aproveitou o momento, para solicitar do governador o máximo de empenho para buscar, o mais rápido possível, soluções para a questão dos médicos em Alagoas. “É necessário que se construa um caminho para resolver esse impasse”, afirmou.
Após abrir os trabalhos do 3º ano Legislativo da 17ª Legislatura, o presidente da Assembleia, deputado Fernando Toledo (PSDB), solicitou aos líderes de partido que apresentem, dentro do prazo de 15 dias, conforme determina o Regimento Interno da Casa, a indicação de membros para compor as Comissões Temáticas do Poder. “Em seguida, a presidência irá se reunir com a Mesa Diretora para definir a distribuição das pessoas indicadas”, informou Toledo.
O chefe do Legislativo alagoano também fez uma avaliação sobre o Plano de Governo apresentado pelo governador Teotonio Vilela. “O governo fez um balanço das suas ações, destacando aquelas que pretende dar continuidade, bem como as metas a serem alcançadas durante este ano, no sentido de combater a pobreza extrema e melhorar a questão do abastecimento de água e os efeitos das cheias que atingiram o Estado há dois anos”, observou Fernando Toledo, acrescentando que o Parlamento irá acompanhar a execução do Plano de Governo apresentado por Vilela. “Mas com uma expectativa muito positiva de que tudo dará certo”, completou.
