Com a participação do Bispo Dom Muniz, a Assembleia Legislativa (ALE) de Alagoas realizou nesta segunda-feira, 19, uma sessão especial conjunta com a Câmara Municipal de Maceió para debater a Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade e Saúde Pública”, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Autoridades representativas da área da saúde do Estado e de Maceió, além de representantes da Igreja Católica, de sindicatos e associações participaram da sessão, que foi presidida pelo chefe do Legislativo, deputado Fernando Toledo (PSDB).
A sessão que ocorreu no plenário Tarcísio de Jesus foi de iniciativa dos deputados Judson Cabral e Ronaldo Medeiros (ambos do PT), em parceria com os vereadores por Maceió, Fátima Santiago (PP) e Sílvio Camelo (PV).
Ronaldo Medeiros fez questão de frisar que a saúde pública do Brasil, mas especificamente de Alagoas, vai mal. Segundo ele, o setor vivencia uma grave crise não só na área profissional como também de recursos. “Nós cobramos uma boa gestão, mas não se consegue isso sem recursos. Além disso, a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) está há mais de 15 anos com alguns itens sem reajustes”, observou o petista.
Já o deputado Judson Cabral destacou a importância do tema escolhido pela Igreja Católica, uma vez que a questão da saúde é um tema recorrente e está na ordem do dia, principalmente quando voltado à realidade do nosso Estado. Por isso, declarou que a sessão especial tem por objetivo não apenas discutir, mas encontrar “um eixo de providências e encaminhamentos”. “O Poder Legislativo tem a obrigação e o compromisso de encaminhar as propostas que a população nos traga. E a questão da saúde é prioritária”, observou o parlamentar, que preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Alagoas.
O vereador por Maceió, Sílvio Camelo destacou a importância da união dos legislativos estadual e municipal na discussão do tema para que, de forma conjunta, possam somar esforços no sentido de encontrar solução para o problema. “A CNBB e a Arquidiocese de Maceió estão de parabéns pela escolha do tema, que é uma questão que aflige a todos. Temos o SUS que é uma forma de saúde universal, que na teoria atende dessa forma, mas na prática vemos que até hoje não se conseguiu fazer isso”, destacou Camelo.
Para o arcebispo da Arquidiocese de Maceió, Dom Antonio Muniz o Parlamento alagoano é o fórum ideal para debater um tema tão importante como a saúde pública. “Aqui é como se fosse um alto falante para todo o Estado e cidade de Maceió. Para nós é uma alegria estar e participar desse momento convocado pela Assembleia e pela Câmara para tratar deste assunto de estrema necessidade e gravidade”, declarou Dom Muniz, destacando que a saúde não só no Estado como também em todo país passa por sérios problemas.