×

Política

Assembleia fará homenagem ao centenário de Dom Hélder Câmara

A Assembleia Legislativa fará uma homenagem ao centenário de nascimento de Dom Hélder Câmara, cujas comemorações começaram no Brasil em fevereiro deste ano. Na próxima segunda-feira, 30, a partir das 15h, será realizada uma sessão especial para lembrar a data, numa iniciativa do deputado Judson Cabral (PT).

Dom Hélder Câmara foi bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Seu nome consta da lista dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O religioso se destacou em sua jornada religiosa como sendo um grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro. Pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres e a não-violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.

Durante sua atuação na Igreja Católica, estabeleceu uma clara resistência ao regime militar, tornando-se líder do movimento contra o autoritarismo e em defesa dos direitos humanos. Não hesitou em utilizar todos os meios de comunicação para denunciar a injustiça. Pregava no Brasil e no exterior uma fé cristã comprometida com os anseios dos empobrecidos. Devido a sua atuação política, foi perseguido pelos militares e acusado de comunismo. Após a decretação do Ato Institucional nº 5, o AI-5, o regime militar vigente no País na época, em 1964, providenciou os meios para que fosse negado a Dom Hélder Câmara o acesso a qualquer meio de comunicação.

A sessão especial da Assembleia está marcada para começar as 15h da próxima segunda-feira, 30, no plenário do Legislativo estadual.