×

Penedo

Assembléia do PSF decidirá pelo fim da greve

Profissionais do PSF de Penedo reúnem-se em assembléia nesta sexta-feira no Sindspem

Médicos, dentistas e enfermeiros que trabalham no Programa de Saúde de Família (PSF) em Penedo estão convocados a participar da assembléia que acontece nesta sexta-feira, 21, a partir das 8 horas na sede do Sindspem (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo). O encontro servirá para que as categorias oficializem o fim da greve iniciada na última segunda-feira, 17.

A conclusão do movimento é dada como certa, conforme antecipado pelo Portal Aqui Acontece. O retorno ao trabalho dos profissionais de nível superior de saúde foi praticamente decidido durante negociação que reuniu membros da comissão local dos grevistas e o prefeito Israel Saldanha (DEM). O encontro entre gestor e servidores aconteceu nesta quarta-feira, 19, três dias depois do início da greve que contou com adesão parcial das categorias.

Na verdade, o atendimento à população já estava deficiente e continua precário. A redução de 30% na gratificação paga aos profissionais de nível superior do PSF – um dos motivos da greve – gerou a saída de médicos contratados. De acordo com informações divulgadas durante a paralisação, das 20 equipes do PSF de Penedo, apenas seis contam com médico concursado. Dos 14 contratados, apenas cinco continuam atuando no município ribeirinho.

Os representantes das categorias concordaram com a proposta de reposição das perdas a partir da retomada do equilíbrio fiscal das contas da prefeitura. O prazo para cumprimento do acordo não foi divulgado porque Israel Saldanha alega que ainda não dispõe dos resultados das medidas de economia que adotou por conta da crise que assola a administração municipal. Apesar disso, existe o compromisso de retomar o pagamento integral e promover melhores condições de trabalho a partir do próximo mês.