A Assembleia Legislativa Estadual (ALE) aprovou na segunda-feira (22), por unanimidade, a correção de 5,83%, concedida pelo governador Teotonio Vilela Filho, aos servidores públicos estaduais, funcionários de autarquias e fundações, além de aposentados e pensionistas. A folha de pagamento do mês de maio, que está sendo processada, já sai com a reposição integral.
Para o secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages, o reajuste de 5,83% aprovado pela Assembleia Legislativa reafirma o compromisso assumido pelo Governo do Estado de repor as perdas salariais decorrentes da inflação de 2012. “Dentro da política de reposição salarial assumida pelo governador, estamos reajustando os salários em 5,83%, valor que corresponde ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado no ano anterior”.
O secretário falou do esforço do Governo de manter a política de valorização salarial, apesar das condições financeiras do Estado. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas em função da crise econômica e da queda geral de arrecadação, o Estado manteve o compromisso assumido com os servidores públicos. Pode parecer pouco, mas esse reajuste é maior do que foi concedido por outras unidades da federação. O Tocantins reajustou os salários em 5% e a Bahia foi de 5,84%, só que esse aumento foi concedido em três vezes”, afirmou o secretário.
Alexandre Lages também ressaltou que o reajuste foi concedido a todas as categorias, evitando que houvesse disparidades, ou mesmo aumentos maiores para determinadas categorias. Outro ponto destacado pelo secretário foi o papel desempenhado pela Mesa Permanente de Negociação, durante as frequentes reuniões com representantes de diversas categorias de trabalhadores. “A Mesa de Negociação da Secretaria de Estado da Gestão Pública é um instrumento criado em 2011 e tem se mostrado de vital importância para os servidores públicos alagoanos”.
