Na tarde da sexta-feira, dia 18, policiais civis da Delegacia Regional de Lagarto e militares 7º Batalhão da Polícia Militar prenderam Bismarc Alves dos Anjos da Silva, 20 anos, e Rodrigo Ribeiro de Souza, 25, após uma tentativa de roubo ocorrida no Povoado Brejo, zona rural do município.
O crime ocorreu por volta de meio-dia, quando os bandidos tentaram roubar um supermercado no Povoado Brejo. Os bandidos chegaram ao local atirando, e a vítima reagiu à ação, efetuando alguns disparos na direção dos criminosos. Em seguida, os bandidos saíram do local, quando foram abordados por um policial militar que, mesmo de folga e em seu próprio veículo, realizou a abordagem.
Enquanto fugiam, os bandidos colidiram a motocicleta em que estavam com o carro do policial militar, sendo que após isso passaram a efetuar disparos na direção do policial, que revidou os tiros, fazendo com que os criminosos fugissem do local.
A vítima foi atingida na perna, e após ser encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ao Hospital Regional de Lagarto, foi transferida para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
Logo após tomarem conhecimento do fato, policiais civis e militares dirigiram-se ao Povoado Brejo e passaram a realizar buscas na localidade, com a finalidade de prender os meliantes.
Inicialmente, Rodrigo preso após sua rendição ser negociada pelo Delegado Regional Hildemar Rios junto à família, que acompanhou o delegado e os policiais no momento da captura do preso, que tinha sido alvejado num dos pés.
Dando continuidade às buscas, cerca de uma hora depois policiais militares conseguiram capturar Bismarc, que também tinha sido atingido na troca de tiros, e apreenderam com ele o revólver calibre 38 utilizado na prática do crime.
Após serem presos, Bismarc e Rodrigo foram imediatamente encaminhados ao hospital de Lagarto, e depois transferidos para o Huse, mediante escolta policial.
Os investigados já tinham sido presos anteriormente pela prática dos crimes de porte ilegal de arma de fogo e roubo, sendo que além disso também vinham sendo investigados pela Polícia Civil, já que estavam sendo apontados como autores de roubos ocorridos na cidade.
Ainda no local em que os bandidos foram capturados, populares os reconheceram como autores de outros crimes ocorridos nas imediações do Povoado Brejo e também na zona urbana de Lagarto.
Outras pessoas chegaram a ser detidas e encaminhadas à Delegacia, porém, como não havia elementos dando conta da participação delas no crime, foram ouvidas e liberadas, sendo que deverão ser indiciadas ao final do inquérito, em virtude de terem auxiliado os bandidos a fugir.
Deve-se destacar a coragem do policial que, mesmo de folga não mediu esforços para evitar o crime, sendo que a operação serviu também para demonstrar os benefícios das polícias atuarem em conjunto no combate à criminalidade, bem como para enaltecer o trabalho de todos os policiais militares e civis que, mesmo na chuva e em ambientes hostis, persistiram nas buscas pelos criminosos e conseguiram prende-los.
Os criminosos foram autuados em flagrante pela prática dos crimes de roubo e homicídio tentados, e permanecerão custodiados no Huse, á disposição da Vara Criminal de Lagarto, até receberam alta médica, quando, então, serão transferidos para uma das penitenciárias do estado.
