ASA deu mostras de recuertaçao
Não foi um bom público registrado no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, para empurrar o ASA a uma vitória na partida contra o lanterna do Brasileiro da Série B, o Ipatinga-MG, na noite desta terça-feira, em Arapiraca. Mas quem foi ao estádio saiu satisfeito e não se arrependeu. Mesmo com o susto e o sufoco que o time passou no segundo tempo, o Alvinegro conseguiu vencer o time mineiro, por 2×1, e se distanciou da zona de rebaixamento.
Agora a equipe do técnico Vica soma 29 pontos na competição e pulou da 15ª para a 13ª colocação. Já o Ipatinga permanece com 18, segurando a lanterna. Como detalhe, o ASA estava a um ponto da zona da degola, mas agora aliviou um pouco e está a três pontos. O próximo compromisso do Alvinegro é no dia 25, contra o Coritiba, às 16h10, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR. Enquanto o Ipatinga vai receber o América-MG, no Ipatingão, ás 21 horas, em Ipatinga-MG.
O primeiro tempo de jogo foi de um time só: o ASA, que se mostrou bem superior ao adversário. E até merecia ter saído de campo com um placar maior, uma vez que dominou toda a etapa inicial, mas também desperdiçou grandes oportunidades de gols. Já no segundo tempo, o que parecia fácil, transformou-se em um pesadelo para o Alvinegro, que viu o adversário crescer, fazer um gol e quase chegar ao empate.
ASA: domínio total no 1º tempo
A primeira tentativa foi do ASA, aos 4 minutos. A bola foi alçada para a grande área e o atacante Júnior Viçosa cabeceou, mas ela foi para fora, por cima da trave do goleiro Douglas. O Alvinegro tinha mais posse de bola no início do jogo. Mas o Ipatinga equilibrava bem as jogadas e ficava bem fechado, dificultando as jogadas de criação do time alagoano, que seguia pressionando, mas sem assustar.
Aos 12 minutos, no entanto, o ASA chegou com perigo, com o meia Didira. Ele dominou bola na entrada da área e chutou forte, de longe, mas a redonda passou bem perto da trave direita do goleiro Douglas e foi para fora.
Nesse momento o jogo era de um time só: o Alvinegro, que continuava pressionando e arriscando os chutes de fora da área, tentando chegar ao gol. E aos 21 minutos, Júnior Viçosa perdeu um gol incrível, após receber assistência de Maisena. Mas Viçosa foi fominha, quis fazer bonito e, mesmo na cara do goleiro, chutou, tentando fazer o gol por baixo das pernas de Douglas, e acabou desperdiçando a boa chance.
O ASA tentava, tentava e não conseguia abrir o placar. Com isso, o Ipatinga se aproveitava e já saía mais para o jogo. Mas o Alvinegro era teimoso e insistia. Em outra boa oportunidade, aos 29 minutos, após cruzamento da direita, Júnior Viçosa tentou o cabeceio. No bate-rebate, a bola sobrou para João Victor, mas ele finalizou desajeitado e a bola foi fácil nas mãos do goleiro Douglas.
Aos 36′, o goleiro do Ipatinga salvou o time milagrosamente. O zagueiro Plínio cabeceou, a bola bateu no chão e o goleiro se esforçou todo e livrou o perigo. Por pouco a bola não vai para o fundo da rede. Mas o gol do ASA estava maduro. E aos 38 minutos, para alegria da torcida alvinegra, finalmente ele aconteceu. O zagueiro Everton subiu mais do que todo mundo e, de cabeça, testou de cima para baixo, sem chance para o goleiro Douglas, fazendo o seu primeiro gol com a camisa do Alvinegro: 1×0.
E só dava ASA na partida. Aos 44 minutos, o time do técnico Vica teve outra boa oportunidade quando o atacante Luiz Mário recebeu passe pela direita e, marcado por dois adversários, arriscou o chute, mas foi em cima dos zagueiros, no momento em que Júnior Viçosa aguardava sozinho na grande área.
2º tempo: susto e sufoco para o Alvinegro
O ASA voltou para o segundo tempo com a mesma pegada da etapa inicial. Pelo menos no início. E logo no primeiro minuto, após cruzamento da esquerda, Audálio subiu sozinho e cabeceou com perigo, mas a bola passou raspando o travessão e acabou indo para fora.
Aos 9 minutos, um gol brilhante surgiu no Estádio Coaracy da Mata Fonseca. E foi novamente do ASA, por meio do atacante e artilheiro Júnior Viçosa. Ele recebeu a bola de Didira, na meia, e viu o goleiro adiantando. Não vacilou e encobriu Douglas, do lado direito, com categoria: 2×0. Um golaço!
Aos 20′, o artilheiro Alessandro fez o primeiro do Ipatinga. Na falha da defesa do ASA, ele penetrou, o goleiro Paulo Musse saiu, deu uma tapa na bola e, na sobra, Alessandro diminuiu, chutando na saída de Musse: 2×1.
Depois que fez o gol, o time mineiro passou a gostar do jogo, enquanto a equipe alvinegra parecia que havia desaparecido em campo. Com isso, o Ipatinga criava mais oportunidades, conseguia equilibrar a partida e passou a levar perigo aos donos da casa. Mas aos 32 minutos, o ASA teve um bom momento, com Rodriguinho, que dominou bola na entrada da área e chutou forte, obrigando o goleiro Douglas a fazer boa defesa, espalmando para escanteio.
Com o crescimento do futebol do Ipatinga, o que era para ser um jogo tranqüilo e fácil, passou a ficar dramático para o ASA. O time alagoano vacilou em muitos lances, pecou pelos próprios erros e deixou a equipe mineira chegar com perigo. Mesmo assim, apesar da pressão adversária, o Alvinegro era valente e não se entregava. Segurando-se como podia, não deixou o Ipatinga fazer o gol de empate. Placar final: 2×1.
FICHA TÉCNICA
ASA x Ipatinga-MG – Brasileiro da Série B – 23ª rodada
Estádio Coaracy da Mata Fonseca, Arapiraca-AL
Data: 21/09/2010 – Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Lúcio José Silva de Araújo-BA
Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira-BA e Raimundo Carneiro de Oliveira-BA
Cartões amarelos: Chiquinho, Tiago Mathias, Jajá, Alessandro e Silvio (Ipatinga); Paulo Musse e Cleiton (ASA)
Gols: Everton (38′ – 1º tempo) e Júnior Viçosa (9′ – 2º tempo) – ASA; Alessandro (20′ – 2º tempo) – Ipatinga
EQUIPES:
ASA – Paulo Musse; Maisena, Plínio, Everton e João Victor; Márcio, Didira (Anderson), Audálio, Cleiton (Rincón) e Luiz Mário (Rodriguinho); Júnior Viçosa. Técnico: Vica.
Ipatinga-MG – Douglas; Márcio Gabriel (Marcelinho), Tiago Mathias, Silvio, Chiquinho; Leanderson, Max Carrasco, Rodrigo Antônio e Jajá (Fabiano); Preto (Leo Santiago) e Alessandro. Técnico: Gerson Evaristo.
