Uma decisão emocionante e de tirar o fôlego. Assim foi o jogo ASA x Coruripe, realizado na tarde deste sábado, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, pela disputa da segunda fase do Campeonato Alagoano. Depois de o tempo normal terminar com vitória do Alvinegro, por 1×0, a decisão teve que ir para a cobrança de pênaltis, uma vez que no primeiro jogo o Coruripe também venceu por 1×0. E quem levou a melhor na loteria dos pênaltis foi o Coruripe, ao vencer por 6×5. Com esse resultado, o time sagrou-se campeão da segunda fase do Alagoano.
Como detalhe, para o ASA o jogo valia o título desta fase e do Alagoano 2011, uma vez que foi o campeão da primeira fase, o Turnão. Mas para levantar o caneco do Estadual de forma direta o Alvinegro precisava vencer por diferença de dois gols. Já ao Coruripe bastava um empate.
O Hulk conseguiu o que queria: forçar a realização de mais dois jogos. Saiu do estádio com a vitória e com o Troféu André Vajas, diretor-executivo do Pajuçara Sistema de Comunicação. Ao apito final do árbitro mineiro Ricardo Marques, a torcida do Alviverde do Litoral Sul, que compareceu em pequeno número ao estádio, fez a festa na casa do adversário, enquanto os alvinegros não conseguiam esconder a frustração.
Ao final do jogo, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) definiu que os dois jogos seguintes serão realizados nos dois próximos sábados: dias 30 deste mês e 7 de maio. Também foi feito o sorteio dos mandos de campo. E o primeiro jogo será em Arapiraca, enquanto o segundo será em Coruripe.
Na primeira série de cobranças de pênaltis, marcaram para o ASA: Ferreira, Elton Morelato, Tiago e Toninho; e Raul perdeu a cobrança. Já para o Hulk assinalaram: Ricardinho, Antônio Marcos, Thiago Gasparetto e Lindoval, com Anderson desperdiçando. E na segunda série de cobranças, Didira fez para o Alvinegro e Marielson perdeu. Enquanto para o Hulk, fizeram Santos e Rafael. Resultado final: 6×5. E o Hulk campeão da fase.
As emoções do 1º tempo
O primeiro lance de perigo do jogo foi para o Coruripe, aos 5 minutos, quando o atacante Paulinho Marília foi lançado, mas não alcançou a bola e acabou se chocando com o goleiro Tutti, que fez grande defesa. Aos 13 minutos, surgiu a melhor oportunidade de gol no primeiro tempo. E foi para o ASA. Deslocado pela direita, Vitinha foi até a linha de fundo e centrou, encontrando Didira muito bem colocado, mas de frente para o gol ele isolou, dando jogada de tiro de meta para o Coruripe.
E aos 15 minutos, o goleiro Tutti, que havia se machucado no lance anterior, acabou saindo de campo chorando e foi substituído por Daniel, que voltou à condição de titular. Tutti nem teve condições de dar entrevista, muito emocionado.
E o ASA pressionava em busca do primeiro gol. Aos 17 minutos, o Alvinegro voltou a perder uma grande chance de abrir o placar. Dentro da grande área, o meia Raul visou o canto direito, mas o goleiro Santos espalmou a bola para fora de sua área. No rebote, o zagueiro Ferreira chutou de primeira, mas a bola bateu no zagueiro do Coruripe e foi para escanteio.
Aos 21 minutos, novamente o ASA chegou, tentando o primeiro gol. O lateral-direito Chiquinho centrou para a área do Coruripe e o volante Thiago Gasparetto se antecipou a Raul e tocou por sobre o seu próprio travessão, em mais uma jogada de escanteio para o Alvinegro que, diante das chances que teve, já poderia estar ganhando por um a zero.
Aos 30 minutos, outra boa oportunidade para o ASA foi desperdiçada. Marielson chutou forte e com perigo, uma bomba de fora da área, obrigando o goleiro Santos fazer uma difícil defesa, ao espalmar a bola para escanteio.
Aos 34 minutos, a boa chance foi do Coruripe, que avançou com perigo, quando Paulinho Marília tentou com perigo, mas o zagueiro Ferreira cortou a bola, livrando o que poderia ser o primeiro gol do jogo e do Hulk.
O ASA insistia, mas o jogo era fraco e feio, apesar de o Alvinegro arriscar mais. Porém, errava mais também. E aos 44 minutos, de calcanhar, Raul tocou a bola para Kaká, que já dentro da grande área dividiu com o goleiro Santos e a redonda foi para a lateral. Aos 48 minutos, o lateral Chiquinho, do ASA, foi expulso, no entendimento do árbitro Ricardo Marques, por cometer falta feia e sem bola no volante Anderson, do Coruripe.
E no segundo tempo…
Logo no primeiro minuto do segundo tempo o Coruripe assustou o goleiro Daniel. Ao dar a saída de bola, o atacante Tico, do Coruripe, reclamou de falta não marcada. O lance seguiu e ao voltar para o campo do ASA a defesa do Hulk falhou e a bola caiu nos pés do meia Ailton, que chutou em diagonal, mas errou o alvo e a bola foi para a linha de fundo.
Aos 18 minutos, o zagueiro do ASA Ferreira teve tudo para abrir o marcador. Após cobrança de escanteio, de frente para o goleiro Santos, ele pegou de primeira e chutou, mas a bola foi por cima e a chance desperdiçada, para desespero da torcida alvinegra.
Aos 27 minutos, Lindoval – que entrou no lugar de Tico – perdeu um gol incrível para o Coruripe. Ele teve tudo para marcar e liquidar com a fatura, ao invadir a área do ASA do lado direito, mas mandou a bola para fora, desperdiçando a grande chance, para alívio dos torcedores do Alvinegro.
Aos 35 minutos, após falha da defesa do ASA, Antônio Marcos chegou até a pequena área adversária e foi tocado pelo goleiro Daniel. A arbitragem nada marcou e o jogo seguiu.
Mas de tanto insistir, quem levou a melhor mesmo foi o ASA, aos 40 minutos. Após uma jogada construída por Didira, a bola veio do lado esquerdo, cruzada na área, e passou por todo mundo, mas não passou por Tiago que chutou e colocou a bola no fundo da rede, levando a torcida do Alvinegro à loucura: 1×0. Com esse placar a decisão teve que ir para as cobranças de penalidades máximas.
FICHA TÉCNICA
ASA 1×0 Coruripe (5×6 – pênaltis) – segundo jogo da decisão da 2ª fase do Campeonato Alagoano 2011
Data: 23/04/2011 – Horário: 15h30
Estádio Coaracy da Mata Fonseca – Arapiraca
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro-MG
Assistentes: Márcia Lopes Caetano-RO e Maria Eliza Barbosa-SP
Cartões amarelos: Ailton (Coruripe); Kaká (ASA)
Cartões vermelhos: Chiquinho (ASA)
Gol: Tiago (40′ – 2º tempo) – ASA
EQUIPES:
ASA – Tutti (Daniel); Chiquinho, Toninho, Ferreira, André Nunes e George; Didira, Marielson, Raul e Vitinha (Tiago); Kaká (Elton Morelato). Técnico: Vica.
Coruripe – Santos; Leandro, Rafael e Thiago Gasparetto; Ricardinho, Anderson, Cristiano, Ailton (Fabinho) e Índio (Antônio Marcos); Paulinho Marília e Tico (Lindoval). Técnico: Celso Teixeira.