O ASA entrou em campo em busca da primeira vitória no Campeonato Brasileiro da Série B e conseguiu. O placar não foi tão elástico, mas o que vale é que o Alvinegro conquistou os três primeiros pontos, ao vencer a Americana-SP, nesta terça-feira (24), pelo placar de 2×1. O Alvinegro também recuperou-se da goleada sofrida, no último sábado, para a Ponte Preta, por 5×0 – na rodada de estreia da competição.
A partida foi válida pela 2ª rodada da Série B e o time alvinegro jogou ao lado de sua torcida, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. Mas em uma noite fria e de muita chuva naquela cidade, o Alvinegro contou com a presença de um público pequeno no estádio, pouco mais de dois mil torcedores.
Com essa vitória, para dar moral ao time, o Alvinegro saiu da lanterna da competição e passou para a sétima colocação, com os três primeiros pontos conquistados. No dia 3 de junho (sexta-feira) os alagoanos vão enfrentar o Goiás, às 21 horas, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO. E a Americana desceu para o 15º lugar, com um ponto, e na próxima rodada vai encarar o Paraná Clube, no sábado (4), às 16h20, no Estádio Décio Vitta, em Americana-SP.
1º tempo sem gols
O time da Americana começou levando certo perigo ao ASA, obrigando o goleiro Tutti a fazer boas defesas. A boa oportunidade do ASA veio aos 10 minutos, quando teve chance de abrir o placar, mas perdeu quando o atacante Alexsandro chutou mal, deu uma furada e não aproveitou, com o goleiro da Americana já batido.
E o Alvinegro teve outra boa oportunidade, quando Alexsandro encarou a defesa da Americana, girou, bateu e a bola sobrou para Raul que chutou e colocou no fundo na rede, mas o assistente já estava com a bandeira levantada, marcando jogada de impedimento, e o gol do Alvinegro foi anulado.
Aos 30 minutos, foi a vez de Raul fazer o lançamento para Alexsandro, que foi derrubado, mas o árbitro Marielson Alves disse que não houve nada.
O jogo era equilibrado, com chances para as duas equipes, mas todas foram desperdiçadas e o gol acabou não saindo para nenhuma delas, uma vez que não souberam finalizar. E o primeiro tempo foi encerrado com o placar de zero a zero.
Vitória do ASA no 2º tempo
Logo no início da segunda etapa, aos 5 minutos, um susto para o ASA, quando Fumagalli quase abriu o marcador em favor do time da Americana. Depois de cobrança de falta de Paulo Sérgio, o goleiro Tutti defendeu e Fumagalli pegou o rebote, mas quando chutou foi para fora, para alívio do torcedor alvinegro que a essa altura já se impacientava nas arquibancadas, pedindo que o técnico Vica fizesse substituições na equipe.
O ASA errava muitos passes no início dessa etapa, não conseguia se encontrar. Diante disso, o técnico Vica fez logo duas substituições. Colocou Didira no lugar de Raul e Vitinha no lugar de Marielson. E deu certo. Aos 16 minutos, Vitinha levantou a bola na área para Didira e ele abriu o placar, com o gol escancarado, entrou com bola e tudo, com o goleiro Jailson já batido: 1×0.
Mas a alergia do ASA durou pouco, quando Rafael Chorão, que havia acabado de entrar em campo, deixou tudo igual, aos 23 minutos. Um belo chute de fora da área, com a bola entrando no ângulo, sem chances para a defesa do goleiro Tutti: 1×1.
A resposta do ASA foi imediata. Aos 25 minutos, o time alagoano passou de novo à frente do marcador, com um gol assinalado por Sérgio Bueno. Didira serviu a Alexsandro, que mandou para Sérgio Bueno e ele bateu cruzado, de fora da área. A bola foi cheia de veneno e morreu no fundo da rede, sem chances para o goleiro Jailson: 2×1.
No finalzinho do jogo, o meio-campista Alê, da Americana, acabou sendo expulso. Ele já tinha recebido o cartão amarelo em um lance anterior e cometeu falta violenta em Vitinha. Resultado: acabou indo para o chuveiro mais cedo. E assim foi o jogo, com a vitória do Alvinegro: 2×1.
FICHA TÉCNICA
ASA 2×1 Americana – 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Data: 24/05/11 – Horário: 21 horas
Local: Estádio Coaracy da Mata Fonseca – Arapiraca-AL
Árbitro: Marielson Alves Silva
Assistentes: Adailton José de Jesus Silva e José Dias da Hora
Renda: R$ 14.450,00 – Público pagante: 1.407 – Público Total: 2.115
Cartões amarelos: Sérgio Bueno (ASA); e André Luiz (Americana)
Cartão vermelho: Alê (Americana)
Gols: Didira (16′) e Sérgio Bueno (25′) – 2º tempo – ASA; Rafael Chorão (23′) – Americana – 2º tempo
EQUIPES
ASA – Tutti; Sérgio Bueno, Thiago Alves, Leandro Cardoso, Toninho e Maurin; Marcelo Costa, Galiardo, Raul (Didira) e Marielson (Vitinha); Alexsandro (Anderson). Técnico: Vica.
Americana – Jailson; Paulo Sérgio, Jorge Luiz, Thiago Gomes e Magal (Diego Dedoné); Alê, Júlio César, Leo Silva e Fumagalli (Rafael Chorão); Lúcio Flávio e André Luiz. Técnico: Toninho Cecílio.