×

Esporte

ASA se apequena no 2º tempo, perde e está eliminado da Copa do Brasil

Élton fez dois gols na vitória vascaína

O ASA foi ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco, em São Januário, e como só jogou futebol na primeira etapa da partida, saiu merecidamente derrotado por 3 x1. O retrato dessa postura do representante alagoano, ficou demonstrado quando Vica permeneceu toda a partida com um apagado Rodriguinho, que só jogava para trás e para os lados, chegando inclusive a tirar o artilheiro Júnior Viçosa, quando o time já perdia por 2 x1, mostrando claramente a sua intenção de completa inoperância ofensiva nos últimos 45 minutos.

O Jogo

Primeiro Tempo

O ASA começou o jogo tentando partir para o ataque no primeiro minuto com Fabio Lopes, mas nos 10 primeiros minutos alguns atletas arapiraquenses sentiram o jogo,principalmente os mais jovens; Silvio e Didira.

O Vasco percebeu este vacilo e começou a avançar o time buscando o gol que quase saiu aos 12 minutos quando Elton chutou uma bola na trave.O atacante tinha perdido uma chance aos sete minutos, quando furou a bola de frente para o gol.

De tanto insistir o time do Vasco abriu o placar aos 18 minutos com Elton, que recebeu um passe de Rafael Carioca e chutou, a bola ainda desviou em Plinio e acabou fugindo do alcance do goleiro Paulo Cesar. Vasco 1 x 0.

Quando se achava que o Vasco ia partir para um resultado mais folgado, um contra-ataque do time do ASA mudou a tônica do primeiro tempo. Após uma bonita troca de passes, a bola sobrou para Junior Viçosa, que ajeitou no peito e acertou um chute certeiro empatando a partida. Empate em São Januário: 1 x 1.

Depois do gol de empate, o time do ASA melhorou na partida e passou a assustar no ataque com uma boa movimentação de Fabio Lopes e Junior Viçosa. Aos 26 minutos Fábio Lopes recebeu livre de frente para o goleiro Fernando Prass e perdeu uma chance incrível, mandando a bola por cima do travessão.

Nos minutos seguintes da primeira etapa, os times se revezaram em boas jogadas de ataque, mas o primeiro tempo acabou mesmo com o justo empate de 1×1

Segundo Tempo

Na segunda etapa o time do ASA voltou com uma postura inexplicávelmente mais defensiva. O técnico Vica tirou Didira que havia sentido em uma dividida no primeiro tempo e botou Ricardinho no seu lugar.

Precisando do gol, o Vasco partiu para cima e na habilidade de Philipe Coutinho e Dodô começou a chegar perto. Aos sete quase Philipe abre o placar ao chutar uma bola cruzada.

Tentando reforçar a defesa, o técnico Vica colocou índio no lugar do lateral Cleber, mas aos 20 minutos quando o time carioca começava a se desesperar, uma indecisão na área do zagueiro Índio, que subiu, não alcançou a bola e acabou deixando a mesma livre para Elton, que ia sair do jogo naquele momento, marcar o segundo gol do time vascaíno. Vasco 2 x 1.

Após esse segundo gol o ASA caiu muito na partida, mostrando pouco poder de reação. Com isto, o Vasco foi ainda mais para cima e as chances começaram a aparecer com mais facilidade para o time carioca.

Aos 27 em uma boa jogada de Ramon o meia Magno, que havia entrado minutos antes, chutou forte após receber passe de Dodô e marcou o terceiro gol. Vasco 3×1.

Depois do terceiro gol, o ASA praticamente entregou os pontos, se arrastando em campo e sem incomodar em nenhum momento, o goleiro vascaíno que assistia seu time jogar. Enquanto isso, Paulo Cesar ainda salvou o alvinegro em pelo menos mais duas oportunidades

A entrada do atacante Jorginho, que deveria ter acontecido no lugar de qualquer outro e não no de Júnior Viçosa, ainda fez o ASA respirar um pouco na partida, mas o alvinegro não conseguiu dar nenhum chute a gol no segundo tempo, que acabou mesmo com um merecido 3×1 para o Vasco.

FICHA TÉCNICA

VASCO-RJ 3 x 1 ASA-AL

Copa do Brasil – 2ª Fase (2º jogo)
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 31/03/2010 – 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (FIFA/SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto e Herman Brumel Vani (SP)

Cartões amarelos: Plínio (ASA) 39′; Cal (ASA) 46′ – 1º Tempo; Jota (ASA) 12′; Magno (Vasco) 40′ – 2º Tempo

Gols: Élton (Vasco) 18′; Júnior Viçosa (ASA) 20′ – 1º Tempo; Élton (Vasco) 21′; Magno (Vasco) 27′ – 2º Tempo

VASCO: Fernando Prass; Élder Granja, Thiago Martinelli, Titi e Márcio Careca (Ramon 23’/2T); Nilton, Souza, Rafael Carioca e Phillipe Coutinho (Rodrigo Pimpão 39’/2ºT); Élton (Magno 23’/2ºT) e Dodô

Técnico: Gaúcho

ASA:Paulo César; Didira (Ricardinho – Intervalo), Plínio, Sílvio e Cléber (Índio 18’/2ºT); Lê, Cal, Jota e Rodriguinho; Fábio Lopes e Júnior Viçosa (Jorginho 31’/2ºT)

Técnico: Vica