×

Esporte

ASA sai na frente, perde inúmeras chances e acaba cedendo o empate

ASA ficou apenas no empate diante da Portuguesa

Numa partida muito nervosa, o ASA ficou no empate por 1 a 1, no duelo contra a Portuguesa, nesta sexta-feira (29), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Prestes de comemorar o aniversário de 86 anos de Arapiraca, o torcedor do Alvinegro acompanhou uma partida muito disputada, com lances confusos e um time mostrando vontade de conquistar a vitória, mas desperdiçando muitos gols.

Os gols do jogo foram marcados na primeira etapa, com Audálio logo no início, e, em um lance confuso que terminou com o goleiro Jorge Miguel tocando por último na bola, a Portuguesa empatou, mas o árbitro mato-grossense Marcos Matheus Pereira confirmou o gol para Ademir Sopa, aos 31 minutos do primeiro tempo.

Com o resultado, o Alvinegro chegou aos 45 pontos e assumiu momentaneamente a 8ª posição na classificação geral da Série B, superando o Duque de Caxias nos critérios. O empate ainda não foi suficiente para afastar as possibilidades de rebaixamento do Alvinegro, matematicamente.

Na próxima rodada, o ASA vai até o ABC paulista para enfrentar o Santo André, na próxima terça-feira (2), às 19h30 (de Brasília), no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André. Já a Portuguesa entrará em campo no mesmo dia, só que um pouco mais tarde, às 21 horas, no Canindé, contra o Náutico, em São Paulo, pela 33ª rodada da Série B.

Lusa aperta, mas Alvinegro marca

Querendo mostrar que a goleada para o Bahia por 5 a 1, na última rodada, tinha sido superada, o Alvinegro sabendo da importância da partida foi logo mostrando que queria o resultado positivo para confirmar de uma vez a sua permanência na Série B na próxima temporada. De última hora, o técnico Vica foi obrigado a mudar a equipe, trocando Jonas por Cleiton no time titular.

A Lusa teve a primeira oportunidade da partida. Logo no primeiro minuto, Romano tentou o cruzamento, mas Jorge Miguel saiu para defender com segurança. Mesmo iniciando de forma recuada, o ASA mostrou muita eficiência e marcou na primeira chance. Audálio apareceu de surpresa na área e concluiu o cruzamento, a bola ganhou altura em sua trajetória e acabou caindo dentro do gol, sem possibilidades de defesa para Weverton aos 4 minutos: 1×0.

Mesmo em vantagem no placar, o ASA não conseguia encontrar facilidade. Já a Portuguesa mostrava um bom posicionamento e conseguia levar uma certa vantagem no meio-campo. Aos 10 minutos, o time paulista teve uma boa oportunidade com Fabrício, mas o jogador da Lusa chutou por cima do travessão de Jorge Miguel.

ASA teve a chance de ampliar com expulsão do Super Zé

A Lusa continuou insistindo e poderia até ter chegado ao empate com Zé Carlos que não soube aproveitar um cruzamento de Fabrício pelo lado esquerdo, mas Jorge Miguel estava atento e saiu do gol para defender. O ASA respondeu aos 15′, depois que o pesado Domingos tentou cortar um cruzamento, a bola acabou ficando livre para Ciel que arriscou o chute, mas isolou, sem problemas para Weverton.

Se a Portuguesa já estava em desvantagem no placar, a situação ficou ainda pior quando Zé Carlos foi expulso aos 18 minutos. O alagoano cometeu uma falta violenta no zagueiro Plínio, o árbitro entendeu que a falta foi merecedora de cartão vermelho e aplicou no atacante da Portuguesa que passou a jogar com um atleta a menos. Depois da expulsão, o time paulista ainda teve outro jogador punido, desta vez, Fabrício recebeu cartão amarelo por reclamação.

Aproveitando o bom momento, o ASA passou a explorar mais as laterais do campo e o volante Audálio passou a atuar de forma adiantada para tentar cercar o adversário em seu campo de defesa. Cleiton recebeu uma bola em condições aos 21′ e arriscou um cruzamento muito perigoso, mas Ademir Sopa estava no meio da área e fez o corte.

Lusa empata em lance confuso

O Alvinegro era só pressão. Até o zagueiro Plínio tentou marcar aos 25′, mas não teve felicidade na conclusão e em dividida com o goleiro Weverton, a bola bateu na trave e saiu. Mas no futebol, existe a máxima do “quem não faz leva”. E foi assim que a Portuguesa chegou ao empate aos 31 minutos. Depois de uma cobrança de falta, a bola foi lançada para a área, Jorge Miguel saiu, mas deu rebote. Ademir Sopa e Domingos estavam no lance, mas o próprio goleiro do Alvinegro, na tentativa de afastar o perigo, colocou para o próprio gol. O árbitro assinalou o gol para Ademir Sopa, mas as imagens da TV mostraram que o gol foi de Jorge Miguel contra: 1×1.

O ASA seguiu pressionando, mas ainda sofreu outro susto no final da primeira etapa. Depois de uma cobrança de falta, a bola desviou em Cleiton no meio do caminho e acabou batendo na trave na última chance real de gol do primeiro tempo.

Segundo tempo de ataque contra defesa

No segundo tempo, o técnico Vica cobrou mais atenção dos jogadores. Já Sérgio Guedes preferiu realizar duas substituições na Lusa, colocando Dodô e Thiago Gomes no lugar de Rai e Romano, respectivamente. Com as mudanças, o ritmo do jogo continuou o mesmo. O ASA seguiu pressionando nos primeiros minutos, enquanto a Portuguesa esperava os erros do time da casa para responder com perigo através de lançamentos longos e saídas em velocidade.

Aos 5′ o lateral Marcos Tamandaré fez o cruzamento pela direita. A bola era para Ciel, mas Domingos estava atento e fez a antecipação no momento exato. Dois minutos depois, a Lusa respondeu a jogada na linha de fundo tinha destino para Fabrício que ainda arriscou o chute, mas a defesa do ASA fez o corte evitando a virada da Lusa.

O ASA continuava melhor na partida, mas não conseguia marcar o segundo gol. O lateral Magal perdeu uma grande oportunidade depois que Cleiton arriscou o chute e Weverton deu rebote. O jogador do Alvinegro tinha tudo para marcar, mas acabou chutando por cima do travessão.

Aos 29 minutos, o ASA teve outra grande chance com Piauí, que aproveitou um rebote da defesa da Portuguesa e arriscou um chute bastante difícil para Weverton que mesmo assim, caiu no cantinho e tocou com a ponta dos dedos para escanteio. Grande defesa!

O Alvinegro continuou pressionando enquanto a Portuguesa apenas se defendia. Aos 32′ foi a vez de Audálio desperdiçar a chance do gol que poderia definir a vitória, mas na hora da conclusão, o jogador chegou desequilibrado e isolou. Aos 36 o ASA perdeu outro gol. Ciel teve tudo para marcar, mas pegou mal na bola e acabou chutando para fora.

Na reta final, o atacante Sylvestre, que tinha acabado de entrar, recebeu passe de Medina na entrada da área e chutou rasteiro, mas Weverton fez outra grande defesa, espalmando para escanteio. Na última oportunidade, o meia Medina não conseguiu concluir com êxito uma sobra da defesa e colocou para fora deixando o torcedor irritado com a quantidade de gols perdidos.

FICHA TÉCNICA

ASA 1×1 Portuguesa-SP – Campeonato Brasileiro da Série B (32ª Rodada)

Estádio: Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca-AL
Data: 29 de Outubro de 2010
Horário: 21 horas (de Brasília)

Árbitro – Marcos Matheus Pereira – MS
Assistentes – Admilson da Costa-MS e Ezequiel Barbosa-MS

Cartões amarelos: Fabrício aos 19′, Domingos aos 28′ e Romano aos 40′ (Portuguesa); Rincón aos 45′ (ASA) – 1º Tempo; Marco Antônio aos 19′, Weverton aos 20′

Cartão vermelho: Zé Carlos (Portuguesa) 18′ – 1º Tempo

Gols: Audálio (ASA) 4′ e Ademir Sopa – (Portuguesa) 31′ – 1º Tempo;

EQUIPES

ASA – Jorge Miguel; Marcos Tamandaré, Plínio, Edson e Magal (Piauí 16′ – 2º Tempo); Audálio, Rincón, Didira (Medina 27′ – 2º Tempo) e Cleiton; Luiz Mário e Ciel. Técnico: Vica.

Portuguesa – Weverton; Rai (Dodô – Intervalo), Domingos, Preto Costa e Fabrício; Romano (Thiago Gomes – Intervalo), Ademir Sopa, Glaúber e Marco Antônio; Luiz Ricardo (Henrique 34′ – 2º Tempo) e Zé Carlos.Técnico: Sérgio Guedes.