Almir marca e sai para comemorar o primeiro gol do América-RN
Quem imaginou uma reação do ASA no Brasileiro da Série B, se frustrou com mais uma derrota, dessa vez para o América de Natal, na noite desta terça-feira (30) por 2 a 0, resultado que freou as pretensões do clube alagoano e o empurrou para a zona de rebaixamento da competição nacional.
Destaque para a péssima atuação do sistema defensivo arapiraquense, que mostrou-se bem vulnerável todas as vezes queera exigido pelo ataque potiguar. O miolo de zaga batia cabeça constantemente, deixando a equipe bastante intranquila.
Com o resultado, o ASA permanece com 10 pontos, agora na 17ª posição, dentro da zona do rebaixamento, enquanto o América de Natal tem 12 e subiu para 15º. Na próxima rodada, o ASA vai até Itápolis em São Paulo enfrentar o Oeste. O América-RN por sua vez, recebe o Boa Esporte.
O JOGO – 1º TEMPO
Numa partida em que as duas equipes brigavam para escapar da zona do rebaixamento, quem falhasse primeiro se complicaria durante todo o jogo. Pior para o ASA, que mal tocou na bola e logo sofreu um gol aos 2 minutos de jogo.
GOOOOLLLL DO AMÉRICA-RN! Raí invadiu a área pelo lado esquerdo e bateu de forma venenosa, o goleiro Gilson falhou, deixou a bola subir e encontrar o meia Almir, que testou para o fundo do gol. América-RN 1 x 0 ASA.
Depois do gol, ficou a prova de que a chance que surgisse, que aproveitasse teria grande vantagem. Ritmo lento e poucas jogadas criativas, consequentemente falta de finalizações e chances de gols.
Mesmo assim, o ASA tocava mais a bola e rondava a defesa potiguar. Mas, tropeçava na falta de criatividade do meio campo e sofria no último passe. Para piorar, o goleiro Gilson estava em noite ingrata e em chute de Raí, por pouco não entrega outro gol e minutos depois, perdeu Lúcio Maranhão, muito marcado, sentiu dores na perna direita e deixou o campo, sendo substituído por Wanderson.
O primeiro tempo se encaminhava para o final, com uma vitória magra do América e o intervalo parecia ser amigo do ASA na reorganização do time. Porém, numa jogada controversa e uma marcação duvidosa, o árbitro assinalou penalidade de Samuel em Rodrigo Pimpão aos 36 minutos da etapa inicial
GOOOOLLLL DO AMÉRICA-RN! Vandinho foi para a cobrança, bateu forte e a meia altura, o goleiro Gilson ainda foi na bola, mas não evitou o segundo gol alvirrubro. América-RN 2 x 0 ASA.
O gol foi um banho de água fria para o ASA, que apesar de estar perdendo, tinha esperança de reagir, mas teria que começar o segundo tempo com dois de desvantagem. Aos 47 minutos, o árbitro Andrey da Silva encerrou o primeiro com vitória parcial do América-RN por 2 a 0.
2º – TEMPO
Na volta para o seundo tempo, uma curiosidade extra-campo. Escalado para ser o assistente número 2, João Gomes Jácome se atrasou, porque teria ido para o estádio de Goianinha, antigo campo de jogo do América de Natal e só depois se deu conta do jogo em Ceará-Mirim e chegou ao local correto apenas no segundo tempo. O quarto árbitro Carlos José da Silva do Rio Grande do Norte assumiu o posto.
Com a bola rolando, a falta de criatividade das duas equipes continuava. Mas, diferente do primeiro tempo, os dois times passaram a insistir nas bolas aéreas, que nos primeiros minutos, foram cortadas por ambas as defesas.
Assim como no primeiro tempo, o ASA tinha maior posse de bola, dominava as ações e apesar de cercar o time da casa, não conseguia chutar a gol, o que tornava o jogo ainda mais morno, já que o América também não criava.
Mesmo acuado, o América parecia estar guardando energias para o final do jogo. Nos últimos dez minutos, o time chegou e por pouco não amplia. Primeiro, Pimpão faz boa jogada e bate para defesa de Gilson e no rebote, bola na trave. No lance seguinte, Raí teve grande chance, mas mandou em cima de Gilson, que salvou o ASA mais uma vez.
Depois da pressão, o América resolveu administrar o resultado de 2 a 0, que o ASA parecia não ter mais forças para reverter. Aos 48 minutos, o árbitro encerra a partida, com vitória do América de Natal por 2 a 0 sobre o representante alagoano na Série B.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro 2013 – SÉRIE B
Estádio Barretão – Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte
América-RN 2 x 0 ASA
Árbitro: Andrey da Silva (PA)
Assistentes: Luís Diego Nascimento Lopes (PA) e Carlos José da Silva (RN)-João Gomes Jácome (AC)
América-RN: Andrey, Chiquinho Alagoano, Edson Rocha (Edvânio), Zé Antônio e Renatinho Potiguar; Márcio Passos, Fabinho, Raí e Almir (Daniel); Rodrigo Pimpão e Vandinho (Junior Negão)
Técnico: Argel Fucks
ASA: Gilson, Osmar (Alex Travassos), Tiago Garça, Samuel e Thalysson; Jorginho, Reinaldo Silva, Glaybson, Didira e Valdívia (Bruno Oliveira); Lúcio Maranhão (Wanderson).
Técnico: Leandro Campos
Cartões Amarelos: Edson Rocha, Renatinho, Vandinho e Junior Negão (América-RN)
Gols: Almir 2min e Vandinho 37min PEN (América-RN)
