Expectativa da organização é que a estrutura montada na Orla receba cerca de 100 mil pessoas por dia
Tudo pronto para a 130ª edição das festividades em homenagem ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, na parte artística. A tradicional festa se divide em duas, sendo a primeira e mais importante, a religiosa. E a segunda, a artística, com shows musicais tendo como atrações, bandas nacionais e locais.
Abrindo a noite de shows nesta quinta-feira (09), a grande sensação é a banda comandada por Duval Lelis, vocalista do Asa de Águia, que promete animar os presentes. A atração se apresenta em Penedo pela primeira vez. A noite também terá Galã do Brega e Dorgival Dantas. A programação artística segue até a manhã de sol do domingo (12).
Programação artística dos festejos
– Quinta-feira (09) – A partir das 22hrs – Galã do Brega, Asa de Águia e Dorgival Dantas;
– Sexta-feira (10) – A partir das 22hrs – A dupla sertaneja Alex e Ronaldo, Garota Safada e Trio da Huanna;
– Sábado (11) – A partir das 21hrs – Julinho Porradão, Forró 100%, Pablo e Timbalada;
– Domingo (12) – A partir das 11hrs – A banda Marreta You Planeta;
Segurança pública da festa
Nesta edição, 140 militares por dia farão a segurança. Além de dois delegados, com suas equipes, o efetivo do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Penedo, a Marinha do Brasil, Agência Fluvial Penedo, 160 seguranças privados, agentes do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), uma equipe de prontidão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com base na festa e, outra na sua base fixa no bairro de Santa Luzia.
A novidade deste ano é o uso de 12 câmeras, entre fixas e móveis. Os equipamentos estão montados em toda a extensão da festa, nas avenidas, Floriano Peixoto, Duque de Caxias e Beira Rio. Na rampa de acesso, como na edição anterior, haverá a revista com o uso de detectores de metal. Ficando proibido o acesso à festa, tanto pista, quanto camarotes, de qualquer tipo de garrafas de vidro.
O acesso ao local com caixas térmicas foi liberado, sendo necessário passar pela revista policial. Seguindo o ano anterior, o Big Brother (sala de vidro), foi montado. Para os delitos pequenos, eles ficarão neste local, até o amanhecer. Em casos mais complexos, quem praticar vai direto para a 7ª Delegacia Regional.
Portadores de necessidades especiais, idosos e estrutura
Outra novidade foi uma área dedicada exclusivamente aos portadores de necessidades especiais e idosos. “Pensamos nas pessoas especiais, que também buscam prestigiar a festa. Eles terão acesso fácil e tranquilo, totalmente gratuito. A área dos degraus do campo foi fechada e contará com segurança para controlar o acesso, totalmente gratuito para os portadores de necessidades especiais e idosos”, explicou o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão.
No campo do Sinimbu, uma grande estrutura foi montada, composta por dois palcos grandes para as atrações. Além de um lance contendo 105 camarotes, para 16 pessoas cada. Ainda vão estar disponíveis de 300 vagas individuais por noite para vendas.
Domingo religioso
Neste ano, um acordo selado entre o Executivo e a Igreja, resolveu dedicar o domingo apenas ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, o verdadeiro dono da festa. Fincando apenas com uma apresentação artística, a partir das 11hrs, encerrando por volta das 14h30min.
Exatamente às 15hrs, tem início à procissão em homenagem ao protetor de todos os ribeirinhos, saindo o cortejo da Igreja de Santa Cruz do Bom Jesus dos Navegantes, percorrendo as principais ruas do Centro Histórico, até o Porto, para seguir em procissão fluvial, passando pelas cidades sergipanas de Santana do São Francisco e Neópolis. Retornando à Penedo, seguindo novamente em terrestre, encerrando com uma grande missa campal, na Santa Cruz. Os ritos religiosos são presididos pelo Bispo Diocesano de Penedo, Dom Valério Breda.
