Cada vez mais as lojas online buscam oferecer aos clientes novas formas de comprar produtos e serviços. Devido à quantidade e diversidade, elas devem se destacar de alguma forma para ganhar clientes. A qualidade daquilo que oferecem é muito importante, mas também o preço e a possibilidade de oferecer diversos benefícios, entre eles, o cashback, que vem se destacando e adquirindo cada vez mais usuários.
Hoje em dia, com a internet e os avanços tecnológicos, muitas lojas físicas possuem as suas páginas web; dessa forma, facilitam a oferta de produtos para os clientes e podem chegar até a casa de pessoas que moram em outras cidades e regiões. Dessa forma, com essa estratégia de marketing, aumentam as vendas e ganham novos clientes. Nesse mundo comercial, existem programas de benefícios e programas de fidelização.
Uma loja online, que possua ferramentas consistentes de marketing, fará que as pessoas que tenham conexão com a internet possam ser alvo de diversas campanhas, aumentando assim as vendas com diferentes tipos de descontos e programas de recompensa como o cashback.
O que significa ‘cashback’?
Literalmente significa ‘dinheiro de volta’ e é uma palavra que vem do inglês. É um programa de recompensa que funciona da seguinte forma: o cliente faz uma compra, paga e posteriormente recebe de volta uma parte do dinheiro que pagou.
Este tipo de programa já é um método utilizado por empresas de cartões de crédito, cujos usuários recebem de volta uma parte do valor pago pelas compras que fizeram. Com o sucesso das compras online, hoje em dia este tipo de recompensa foi adquirido pelos sites que vendem os seus artigos pela internet.

Como e onde surgiu o cashback?
Este tipo de programa de recompensas surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1998. Foi criado pela empresa Ebates e, logo no início, começou com 40 lojas online que proporcionavam 25% do dinheiro gasto de volta. No Brasil começou a funcionar no ano 2007 e, desde esse momento, esta estratégia de recompensa vem crescendo muito. Segundo dados oficiais, atualmente há pouco mais de seis milhões de lojas cadastradas neste programa no país, movimentando muito a economia nacional.
Como funciona o cashback?
Em primeiro lugar é importante destacar que o cashback não é um desconto, mas uma recompensa de uma parte do valor que o consumidor pagou pelo produto que comprou. Essa parte será devolvida para o consumidor algum tempo depois da compra. O cashback pode funcionar para o site completo e não só para um único produto.
Sem dúvida alguma, este tipo de programa de recompensa permite que o consumidor possa recuperar uma parte do dinheiro que pagou por um produto ou serviço; evidentemente isso é um grande estímulo para o comprador, que acaba adquirindo mais produtos de lojas que possuem esse benefício. Isso é importante, pois quanto mais compras fizer, o consumidor poderá acumular mais rapidamente um determinado valor em compras que permitirá que esse dinheiro volte para a sua conta corrente.

Assim, o cashback acaba funcionando também como um programa de fidelidade, pois o consumidor deverá se cadastrar em algum dos aplicativos de cashback -fornecendo nome, endereço, telefone e os dados do cartão que será utilizado para as compras online- para poder acessar depois para depois poder acessar os sites de lojas que utilizam desde programa de recompensa. Esses aplicativos estão disponíveis para iPhone e Android. No Brasil, os aplicativos mais acessados são Beblue, Ame Digital, Meliuz e Pic Pay.
É fundamental destacar que fazer uma compra em qualquer loja online de forma direta, não dará ao consumidor a possibilidade de participar do cashback: o consumidor deverá fazer a compra através de um aplicativo que, depois, garantirá a transação.
Como tirar proveito do cashback na Black Friday?
A Black Friday é a época ideal para fazer compras online utilizando o cashback, mas é necessário prestar atenção às seguintes dicas, para que as compras sejam realmente proveitosas:
Decidir o orçamento = quanto posso gastar? Essa é a pergunta que o comprador deve responder, porque fazer compras e não ter o dinheiro significa dívida, e isso não é uma opção financeira boa. Desse jeito, o barato acaba saindo muito caro…
Escolher com antecedência o que comprar = o Natal está chegando, é momento de comprar os presentes. Qual produto? Para quem? O momento é agora, mas lembre-se que só se deve comprar aquelo que se pode pagar.
Comparar em diferentes sites = isso permitirá checar preços, verificar promoções, e observar quais lojas são parceiras do cashback.
