Uma viagem de prazer para poder curtir as tão desejadas -e merecidas!- férias requer uma boa organização. Procurar passagens, hospedagem, checar documentos, escolher passeios… Tudo isso é fundamental para que a experiência seja fantástica. Um dos itens mais importantes é a hospedagem; é quando você duvida: escolher pousadas em Ilhabela, hotéis no Nordeste, apartamentos em Porto Alegre ou pousadas em Búzios?
É claro que, em primeiro lugar, o fundamental é decidir qual será o destino dessas férias: montanha ou mar, cidade grande ou algum paraíso perto do mar? Geralmente, quando as férias são durante o verão, as pessoas costumam escolher pousadas em Ilhabela e pousadas em Búzios, dois destinos muito procurados para uma temporada paradisíaca.
Mas, por que pousadas e não hotéis? Quais são as diferenças entre essas hospedagens? É necessário, principalmente, saber quais são as características do viajante, pois as pousadas em Ilhabela, por exemplo, são um tipo de hospedagem diferente de um hotel ou apart hotel.
Há fatores interessantes para entender as diferenças entre as pousadas em Búzios ou os hotéis no mesmo destino, para entender melhor as características de cada hospedagem.
Entender as diferenças entre as pousadas e os hotéis
Pelo menos uma vez por ano todos precisamos ‘fugir’ das obrigações diárias, da rotina do trabalho ou dos estudos; o ser humano precisa relaxar, descansar, fazer atividades diferentes daquelas que costuma fazer, pois essa é uma forma de recarregar energias.
Ter a possibilidade de sair de casa e viajar para uma outra cidade é sempre uma excelente oportunidade para curtir as férias, esse momento tão esperado por todos. Porém, para que essas férias sejam realmente boas e sem problemas, é necessário saber escolher muito bem onde descansar. A hospedagem é fundamental. E é nesse momento que aparece a dúvida entre hotéis ou pousadas.
Sem dúvida alguma, os hotéis possuem uma estrutura que varia de 1 a 5 estrelas. Isso vai depender da quantidade de quartos, dos serviços oferecidos, das instalações, da decoração e também da quantidade de funcionários. Esses são alguns exemplos importantes. Mas, acima de tudo, os hotéis têm um atendimento formal e, muitas vezes, impessoal.
Os hotéis costumam funcionar em prédios com vários andares, geralmente no centro da cidade. De acordo à quantidade de estrelas, oferecem café da manhã, opções de almoços e jantares e a possibilidade de fazer uso do sauna, piscina, academia com excelentes equipamentos e até sala com computador e biblioteca.
As pousadas possuem estrutura mais informal e intimista, não ultrapassam os três andares e o atendimento por parte dos funcionários é mais intimo, personalizado. A quantidade de quartos e de funcionários é bem menor que nos hotéis, mas mantendo sempre uma excelente qualidade quanto à atenção e serviços.
Quando se trata de férias perto do mar, é muito provável que a escolha seja por uma pousada. Nesse caso, vale a pena conhecer algumas vantagens:
a. O preço = este é, sem lugar a dúvidas, o item mais importante na hora de organizar uma viagem e quando falamos de pousadas, devemos destacar que o preço é menor aos preços dos hotéis. Logicamente, tudo vai depender do tipo de hotel e da localização da pousada, além dos serviços oferecidos e da época do ano, se for temporada alta ou baixa.
b. A hospitalidade = como já foi dito, a atenção nas pousadas é mais personalizada, os funcionários costumam prestar um serviço mais humanizado. Os viajantes percebem isso logo na chegada, e sentem essa sensação familiar durante a permanência nesse lugar, tanto no serviço de quarto, quanto nos restaurantes e até na piscina.
c. A privacidade = existem pousadas que possuem cabanas, chalés e até bangalôs, o que permite uma privacidade total, pois costumam estar afastadas umas das outras. Aqueles que procuram intimidade encontrarão nesse tipo de pousadas o destino ideal para as férias.
d. Opções de lazer e entretenimento = a vida nas pousadas não é só descanso, relax, tranqüilidade. Muitas pousadas oferecem uma boa variedade de entretenimento e lazer. Além das piscinas, possuem jacuzzis, espaço para esporte, e atividades ao ar livre, como caminhadas e/ou cavalgadas. Os hóspedes também recebem informação e conselhos sobre passeios nos arredores da pousada, para poder conhecer melhor a região.
É claro que a decisão do tipo de hospedagem vai depender também do objetivo da viagem, da época e das preferências dos viajantes. O mais importante é poder curtir férias com alegria e prazer!
