×

Brasil/Mundo

As nações com maior número de triunfos na Libertadores

A fase de grupos da Libertadores 2019 arrancou com sete times brasileiros envolvidos, ainda que nem todos sigam em prova. Com seis emblemas a concurso, a Argentina foi naturalmente a segunda nação que mais se fez representar na prova. Olhando para o número de títulos conquistados por emblemas de cada um desses dois países, os papéis se invertem: a Argentina é a nação que mais vezes viu seus clubes alcançarem o sucesso na competição, seguida pelo Brasil.

A final da Libertadores 2018 foi uma das mais polêmicas de toda a história. A partida de ida foi adiada em função das condições climáticas em Buenos Aires e a volta não se disputou na data definida em por conta do ataque feito ao ônibus que transportava a comitiva do Boca Juniors rumo ao Monumental. Perante tanta indefinição, o vencedor da competição só viria a ser definido em dezembro, na cidade de Madrid, após tanto se especular sobre o que aconteceria. Em um cenário de tanta indefinição tanto fora das quatro linhas quanto em termos esportivos, imperava uma única certeza: a de que o vencedor seria argentino, dada a primeira final da história entre River Plate e Boca Juniors, rivais de Buenos Aires. O triunfo acabou sorrindo ao River Plate que conquistou o quarto título da sua história (1986, 1996, 2015 e 2018) e se aproximou do rival “Xeneize” que possui seis edições da competição em seu palmarés.

Argentinos lideram em títulos, brasileiros em vices

A vitória do River Plate em 2018 correspondeu ao 25º sucesso de um time argentino na competição de clubes mais importante da América do Sul, títulos esse distribuídos por oito emblemas diferentes. O Independiente é o maior vencedor da história da competição com um total de sete títulos, equipe que curiosamente venceu todas as finais que disputou. O Boca Juniors possui maior número de presenças em decisões da Libertadores (11), mas venceu apenas seis edições da competição. O River Plate e o Estudiantes, com quatro edições conquistadas cada, também estão no top de vencedores da competição.

O Brasil é a segunda nação que mais vezes viu seus clubes alcançarem o sucesso na prova, em um total de 18. São Paulo (1992, 1993 e 2005), Grêmio de Porto Alegre (1983, 1995 e 2017) e Santos (1962, 1963 e 2011) compartilham o estatuto de maiores vencedores da competição. A 26 de abril, as odds para apostas esportivas indicam que o Palmeiras é o time brasileiro com maior probabilidade de vencer a competição, restando saber se o “Verdão” – ou algum outro emblema brasileiro – vai conseguir conquistar a 19ª Libertadores por parte de uma equipe “Canarinha”. A nível de “vices”, o Brasil leva vantagem em relação aos argentinos com um total de 15 derrotas em finais contra 11 dos times do “país das Pampas”.

A nível de participações, o River Plate é o emblema argentino que mais vezes esteve na competição (35), ao passo que São Paulo e Grêmio são os times brasileiros que mais vezes disputaram a prova continental, com um total de 19 cada.