Desde de o surgimento do coronavírus, e mesmo após um ano depois desse ocorrido, a medida mais eficaz para a detenção da disseminação desse agente foi o isolamento social. Com a maioria da população em casa, menos pessoas circulam nas ruas e os números de contágio diminuem. Desse modo, o índice de mortalidade baixa e a saúde de mais cidadãos é preservada.
Devido a imposição do que de início foi chamado de “quarentena“, toda a população precisou se adaptar. Longe de sair para passeios no final de semana, as pessoas tiveram que encontrar modos de relaxar e se divertir dentro das suas casas; o trabalho se tornou remoto com o auxílio das tecnologias e a comunicação se proveu em grande maioria por meio das redes sociais e da internet.
Com todos em casa, essa medida foi determinante para a mudança no conceito de “lar”. As ditas quatro paredes começaram a servir como escudo e proteção, de modo que tudo o que era evitado lá fora era preservado quando as pessoas permaneciam nos seus lares. Portanto, muito mais do que apenas um lugar para passar as noites e os fins de semana, a casa tornou-se um lugar de abrigo, que protegia as pessoas de todos os perigos que rodeavam o mundo, e de conforto, que era acalento para os dias difíceis.
Ao mesmo passo que diminuía as taxas de contágio do coronavírus, o isolamento social foi determinante no aumento de muitos outros índices. As compras online, por exemplo, tiveram um aumento de 47% só aqui no Brasil, a adesão ao ensino a distância foi outra atividade que teve grande crescimento e outro fator que apresentou alta foram as mudanças físicas nos lares, já que a concepção de casa ganhou um novo sentido.
Com a pandemia e a contenção de crescimento de casos do vírus, milhares de pessoas pelo mundo todo ficaram, em tempo integral, dentro de casa. Por meio do home office e outras facilidades, as pessoas se adaptaram ao modo domiciliar que 2020 nos trouxe. Assim, por passar mais horas em casa, muitas pessoas começaram a notar problemas domésticos que antes não eram vistos.
Mais horas e mais dias retirados do convívio social externo, problemas que antes eram ignorados pela correria da rotina, foram sendo percebidos nos lares da maioria da população. O quarto que é muito pequeno para ser escritório, a cozinha que precisa de reforma, o forro que está manchado, a necessidade de um espaço para o estudo das crianças… Muitos detalhes e outras coisas que não eram vistas, já que pessoas não passavam tanto tempo em casa, começaram a aparecer e incomodar.
Ao lançarem nos seus lares um olhar de cuidado que se preocupava com a decoração, a manutenção e a construção, os moradores precisaram se adaptar aos cuidados da saúde na pandemia e por isso tiveram a necessidade de fazer serviços que antes eram realizados somente por profissionais da área.
Com o grande aumento na procura por DIY 's, o movimento faça você mesmo foi constantemente requisitado no isolamento social. Por meio de tutoriais e vídeos que auxiliam os telespectadores a realizarem atividades como a fabricação de mesas de escritório e de itens de decoração para as casas, bem como orientação na pintura das paredes do lar, por exemplo, os domiciliados também precisaram, além disso, da compra de ferramentas e materiais de construção.
A procura pela autonomia nesse período nas mudanças nos lares dos cidadãos foi grande. Todavia, mesmo com a ajuda na hora da execução da atividade em si por meio da internet, todo o processo de fabricação, construção e manutenção exigem ferramentas e materiais que a maioria das pessoas que não trabalham na área da construção civil não têm acesso. Por isso, aliado ao custo desses utensílios que estão em alta, não ter a opinião de um profissional capacitado pode tirar toda a ideia de economia que os DIY 's trazem e, além de elevar os gastos, a compra de ferramentas erradas ainda pode causar maiores problemas e dores de cabeça.
Sob essa ótica surgiu o Portal da Construção. O site, que ajuda iniciantes no mundo da construção, bem como pedreiros e até mesmo arquitetos, oferece além de avaliações detalhadas sobre os melhores itens e ferramentas do mercado, guias que ajudam na decisão da melhor escolha de produto mediante a necessidade de cada usuário. Com análises que vão desde a melhor caixa de ferramentas até o melhor cortador de grama, o Portal da Construção tem a recomendação certa para cada necessidade do mundo das ferramentas e materiais de construção. Acesse o Portal da Construção e evite gastos, dores de cabeça e trabalhos desnecessários. Faça da sua casa um lar com o auxílio de pessoas que entendem do assunto.
