×

Cultura

Artistas nipo-brasileiros mostram seus trabalhos durante festival em São Paulo

Com o tema Mottainai, termo japonês que expressa o desperdício no sentido mais amplo, começa hoje (27) pré-evento do Festival Japonês XI Nikkey Matsuri, que trará obras de artistas nikkeis (denominação em língua japonesa para os descendentes nascidos fora do país) e convidados. O objetivo é conscientizar, por meio da arte, sobre a importância da utilização de recursos, sejam eles materiais ou imateriais, como o tempo, por exemplo.

Entre os artistas plásticos convidados estão Yutaka Toyota e Kenji Fukuda. Na mesma exposição, um espaço com obras peruanas, trazidas em parceria com o Consulado Geral do Peru, mostram a cultura daquele povo que também recebeu influência japonesa.

O pré-evento ocorre nesta terça-feira na Galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina. Haverá a abertura oficial de uma exposição de artes e de uma mostra de curtas com artistas nipo-brasileiros.

Organizada pelo coletivo Oriente-se, composto por atores profissionais com ascendência oriental, a Mostra de Curtas-Metragens contará com 14 filmes de aproximadamente seis minutos cada. Os curtas abordam temas como a diversidade étnica, social e de gênero e procuram mostrar o dia a dia dos nikkeis brasileiros, sem estereótipos.

A mostra de curtas será encerrada nos dias 7 e 8 de abril, quando haverá um bate-papo com os integrantes do coletivo. A exposição ficará aberta para visitação até 14 de abril. Ambas têm entrada franca.