Toda sua inspiração é proveniente da leitura de alguns livros
A Segunda Guerra Mundial é considerada um dos maiores conflitos já realizados pela humanidade. Setenta e duas nações estavam envolvidas diretas ou indiretamente na batalha que resultou na morte de mais de cinquenta milhões de pessoas.
Esse intenso período da nossa história está sendo relembrado de uma forma mais dinâmica por um de nossos artistas locais. Marcone Soares de Lima, de 44 anos, relata todos os detalhes da aviação daquela época por meio de obras de arte.
Marcone utiliza apenas materiais recicláveis para a construção de miniaturas idênticas aos aviões que fizeram parte daquele cenário. Ele constrói réplicas de modelos que eram utilizados em combates, treinamentos, escoltas, pesquisas e em missões de bombardeio, além de explicar a história de cada exemplar.
“Comecei a fabricar as miniaturas após sonhar com um avião da Segunda Guerra Mundial. Depois que construí o primeiro exemplar, não parei mais. Hoje em dia, me sinto realizado quando estou fazendo minha obra e não descanso até que o trabalho fique pronto”, comentou o artista, Marcone Soares.
Atualmente, sua inspiração para iniciar os trabalhos é proveniente de alguns livros que contém imagens da grande guerra. Em sua residência, localizada no bairro Santa Luzia, ele possui vinte e seis miniaturas, mas afirma ter fabricado mais de oitenta e cinco réplicas ao longo de sua vida.
Devido à escassez de materiais em seu estoque, houve uma pequena pausa em relação à construção dos produtos, mas Marcone informou que uma nova remessa de matéria prima está para chegar. Após isso, é possível até realizar encomendas para os interessados em suas obras.
*Estagiário sob a supervisão da Redação
