×

Sergipe

Artesãs são orientadas a participar de edital com foco na Copa

A junção de futebol e artesanato brasileiro a princípio não parece ter muita ligação, mas o ‘Edital Vitrines Culturais’, do Ministério da Cultura (MinC), veio provar que é possível juntar tudo isso durante a Copa do Mundo de 2014. Na tarde de quinta-feira, 3, artesãos sergipanos receberam orientações de como se inscrever nesta seleção pública para expor bordados, pinturas e outros produtos nas cidades-sede do mundial. O objetivo é expor e comercializar esse gênero da cultura brasileira para os estrangeiros que visitarão o país.

“O Vitrines Culturais é um edital nacional que abrange quase todos os Estados. Ele selecionará peças de artesanato brasileiro para expor na Copa. Isso vai acontecer na Fifa Fan Fest. Assim que terminar a copa, o artesão vai ter um prazo para receber o dinheiro das peças que venderam e terá de volta o material excedente”, explica Cristina Lanos, palestrante da Oficina e representante regional do MinC, que continuará a orientação amanhã, 4, às 9h.

“Essa oficina é importante porque é um edital voltado pra artesanato brasileiro, é uma coisa muito nova, os artesãos brasileiros não estão acostumados a participar desse tipo de seleção, então a gente veio orientar e tirar dúvidas quanto ao processo de inscrição e envio das peças”, conta.

Sobre a exposição

Ao todo, serão expostas e disponibilizadas para a venda 60 mil peças artesanais que expressem valores culturais brasileiros produzidos por artesãos de qualquer parte do país, de forma individual ou por meio de grupos produtivos, núcleos, associações ou cooperativas de artesãos.
Dona Elze Batista, de 58 anos, participará do Edital e conta que após se aposentar entrou na cooperativa artesanal de Laranjeiras e realiza trabalhos com patchwork. “Estar aqui é importante pra representar Sergipe através do meu trabalho e principalmente vender as peças na copa”, diz a artesã.

Quem trabalha com a tão famosa renda irlandesa sergipana também não podia ficar de fora. Dona Gilda Matias, 46, moradora de Laranjeiras, conta que precisa apressar os trabalhos que ainda quer fazer até o dia 6 de maio, data definitiva de entrega. “Já temos um material pronto e estamos muito felizes em participar. Nosso trabalho é um patrimônio imaterial do Brasil reconhecido pelo Iphan e é importante também que seja reconhecido lá fora”, destaca.

Sobre o edital

O projeto Vitrines Culturais é coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do MinC, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada à Presidência da República. Foi lançado no dia 21/02, pelo Ministério da Cultura e Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República. Também participam do projeto o Sebrae, o IPHAN e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do projeto Talentos do Brasil Rural Contemporâneo.