O grupo de mulheres artesãs do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, localizado no bairro do Prado, foi contemplado, nesta segunda-feira (6), com mais uma etapa de capacitações, que tem como objetivo a formalização da associação que deve ser criada por elas. Todas estão incluídas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Os trabalhos de consultoria, que visam a concretização de um desejo antigo do grupo, são realizados por meio de parceiras com alguns órgãos, como a Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Nessa etapa, as artesãs passaram por um processo de sensibilização voltado àcomunicação no processo de comercialização dos produtos. As atividades foram conduzidas pela terapeuta da Unitrabalho, Eliane Gouveia.
A Secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, lembrou que por meio das reuniões semanais do SCFV, muitas mulheres revelam seus talentos e conquistam sucesso profissional. “As participantes do Motivarte se descobriram dentro dos grupos inclusivos do Serviço de Convivência e, durante um bom tempo, foram provocadas a descobrirem seus talentos. A gente fica muito feliz e com um orgulho sem tamanho por vê-las crescendo. Isso reforça o compromisso que temos com a autonomia das famílias que estão em situação de vulnerabilidade e que, assim como elas, também podem contar conosco para crescer”, destacou a gestora.
A assistente social e técnica de referência do grupo, Filomena Menezes, disse que um dos pontos mais importantes para o sucesso do Motivarte é a disponibilidade que todas as mulheres apresentam para reciclar as ideias e promover a cooperação entre elas. “Os encontros têm sido bastante positivos e as usuárias são bem participativas. Todas se colocam a disposição do novo, e isso é importante demais para o sucesso delas. Os avanços já são visíveis, e o próximo passo é o registro da associação que elas pretendem formar”, disse a técnica.
Em 2014, o artesanato produzido pelo Motivarte passou por uma rigorosa seleção e foi escolhido, entre 200 grupos de artesãos locais, para ser exposto em um projeto de grande visibilidade realizado pela Prefeitura de Maceió em parceira com o trade turístico.
Outros grupos que produzem artesanato também são fomentados, todos os dias, nas demais unidades de Cras e nos núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As consultorias e capacitações do Motivarte permanecem em execução.
