Um dos motivos para a notoriedade do estado no setor de artesanato é a preocupação com a capacitação dos produtores. Nessa quarta-feira (26), no Memorial da República, em Jaraguá, um grupo de artesãs ganhou a carteira oficial da profissão, emitida pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). Elas receberam a identificação após a finalização do curso oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A Carteira do Artesão garante benefícios como a isenção de ICMS, contribuição com o INSS, aquisição de máquinas para venda com cartão de crédito, acesso a financiamentos e participação em feiras e eventos. Segundo a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles, a identificação é muito importante, pois além de trazer mais dignidade às produtoras é um meio de oficializar a atividade, já que a profissão não é regulamentada.
“Por meio do curso, as artesãs têm oportunidade de se profissionalizar, e isso levanta a autoestima delas. A carteira é uma espécie de diploma de conclusão dessas aulas. É um orgulho muito grande entregá-las, pois é uma forma de trazer mais segurança e desenvolver a atividade. Desta forma, elas conseguem divulgar cada vez mais seus produtos, mostrando todo o potencial de Alagoas”, afirma.
De acordo com a artesã Vânia Oliveira, que é uma das professoras do curso, a capacitação é realizada há seis anos e, até hoje, mais de 40 pessoas receberam a carteira oficial. Ela afirma que por meio da identificação, as artesãs conseguiram muito mais respeito. “Com o curso e a carteira, há uma abertura maior de mercado, produção de peças melhoradas e a inibição dos atravessadores, que são um grande desafio na área”, avalia.
O curso tem o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) e da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). A carteira do artesão é emitida na sede da Seplande, em Jaraguá, das 8h30 às 17h. Para ter acesso ao documento, o artesão deve levar RG, CPF e duas fotos 2×2. Também é necessário fazer uma demonstração da tipologia do artesanato produzido.
