×

Cultura

Artesãos de Branquinha e Murici recebem Carteira

O artesanato em Alagoas é responsável pela sobrevivência de algumas famílias, atento a isso, uma equipe técnica do governo de Alagoas visitou hoje (26) as cidades de Branquinha e Murici e entregaram a Carteira do Artesão. A ação irá beneficiar todos os artesãos moradores das cidades atingidas pela enchente em Alagoas, e nesta quarta-feira (27) serão visitados os municípios de Santana do Mundaú e União dos Palmares.

Todos os artesãos cadastrados no sistema do Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB), dessas cidades, receberão a Carteira do Artesão, documento profissional que contém dados de identificação, nesta e nas próximas semanas. A entrega dos documentos é realizada pelas técnicas da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), que desenvolvem políticas para o artesão por meio do Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas.

A ação beneficia artesã Rosângela Efigênio da Silva, moradora de Branquinha, que teve sua casa, incluindo todo o material do artesanato, levados pela forte enchente ocorrida em junho. Rosângela faz as contas e contabiliza que somente de revistas sobre artesanato levou um prejuízo de R$ 2 mil, além da matéria prima, dos equipamentos, pincéis, tintas, linha. Ela encontra disposição para continuar, pois disse que o artesanato é algo que ama fazer e lhe faz “esquecer de todos os problemas”.

A técnica da Sedec, Silvana Pontes de Miranda, explicou aos artesãos de Branquinha as vantagens de desenvolver a atividade artesanal com a Carteira do Artesão, como o acesso facilitado a financiamentos, especialmente nos bancos oficiais brasileiros. “O artesão ainda obtém isenção de ICMS [Circulação de Mercadorias] na emissão de notas fiscais e contribui para o INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], cuidando do presente e o futuro profissional”, disse.

“A carteira em mãos ajudará na continuidade da atividade econômica. Estamos nos aproximando do Natal, data importante para a comercialização de produtos”, orientou a técnica da Sedec, Aparecida Nunes, quando entregava a Carteira do Artesão em Branquinha.

Para a assistente social de Branquinha, Rita Vieira, todo o incentivo e contribuição para os atingidos pela enchente são importantes, pois se trata da retomada da auto-estima. “Com isso, os artesãos vão perceber que há esperança, além do resgate da geração de renda e postos de trabalho”, concluiu Vieira.

No caso do artesão Ivanildo Otacílio Caetano, morador do assentamento Zumbi dos Palmares, a enchente prejudicou muito sua atividade, pois comercializava seus produtos na cidade de Branquinha. Para solucionar isso, temporariamente, enquanto a cidade é reconstruída, o artesão leva sua mercadoria para eventos em outras cidades, além de contar com o apoio de um movimento social religioso.

Murici – Na cidade de Murici o representante da Secretaria de Esporte e Cultura, José Marcos Vicente, entregará os documentos e dos folhetos explicativos aos artesãos que moram na cidade ainda esta semana. A cidade é conhecida pela técnica de trabalhar com bordados – crochê, tenerife, ponto cruz.

Amanhã, dia 28, a equipe da Sedec entregará as carteiras nos municípios de Atalaia e Capela. As outras cidades ainda serão articuladas para depois organizar um cronograma. Mais informações e contato para cadastramento e recadastramento pelo telefone: (82) 3315-1700.