×

Cultura

Artesãos de Alagoas são cadastrados durante a Artnor 2010

Artesãos de diversas cidades do Estado de Alagoas poderão realizar o cadastro no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB Alagoas), executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), no período de 15 a 24 deste mês, durante a Feira de Artesanato do Norte Nordeste (Artnor).

A feira será realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, e funcionará no horário das 16h às 22h, ocorrendo a abertura oficial nesta sexta-feira, às 20h.

Durante esse período, o atendimento aos artesãos realizado na sede da secretaria, no bairro do Jaraguá, será transferido para o estande na feira Artnor 2010. Para a realização desse cadastro, os artesãos alagoanos devem comparecer no estande da Sedec e ter em mãos os seguintes documentos: Registro Geral (RG), CPF, comprovante de residência, duas fotos 3 X 4, além de realizar a demonstração da confecção de peças artesanais no local, para comprovar a autoria.

A Sedec realiza, por meio da Diretoria de Design e Artesanato, o cadastramento desses profissionais, garantindo diversos benefícios como a emissão da Carteira do Artesão. Com a Carteira em mãos, o artesão ou artesã assegura a isenção de ICMS (Circulação de Mercadorias) na emissão de notas fiscais; contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), podendo se aposentar; acesso mais facilitado a financiamentos, possibilidade de participação em feiras e eventos, entre outros.

A diretora de Design e Artesanato da Sedec, Vania Amorim, explica que além desse serviço, o espaço da secretaria também estará expondo produtos como sandálias e carteiras feitas da palha da bananeira, com a utilização da técnica da renda filé, do município de Paripueira, além de produtos das cidades de Marechal Deodoro, Capela, Coruripe e São Miguel dos Milagres.

“É uma oportunidade para as pessoas que não têm condições de adquirir um espaço na Artnor confeccionar um produto de qualidade e com forte presença de identidade cultural”, evidencia a diretora. O Programa Brasileiro de Artesanato (PAB Alagoas) é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que em Alagoas funciona junto à estrutura da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística.

O atendimento aos artesãos na sede da Sedec somente retornará a partir do dia 25 de janeiro de 2010, em horário normal, das 8h30 às 17h. Mais informações pelo telefone 3315-1700.