×

Negócios/Economia

Artesãos alagoanos podem expor produtos em viagem internacional de navio da Marinha

Artesãos alagoanos podem expor produtos em viagem de navio da Marinha

Em uma parceria firmada pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República e a Marinha do Brasil, artesãos alagoanos poderão ter seus produtos selecionados para serem expostos em uma mostra realizada no Navio Escola Brasil, durante a XXVIII Viagem de Instrução de Guardas-Marinhas. A expedição acontece de julho a dezembro de 2014, percorrendo cinco cidades brasileiras e 15 cidades norte-americanas e europeias.

Os artesãos interessados em expor seus produtos no navio devem fazer suas inscrições até o dia 1º de junho. O resultado das peças escolhidas será no dia 4 do mesmo mês.
De acordo com a diretora de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Dyslene Teles, o artesão precisa atender aos pré-requisitos para ter seus produtos selecionados. “As peças deverão estar relacionadas ao mar e ao conceito ‘Amazônia Azul’, por isso vamos orientar os artesãos alagoanos interessados para inscreverem peças que atendam a todos os requisitos”, explica.

Ainda de acordo com Dyslene, serão selecionadas cerca de 50 peças artesanais para representar o Brasil na mostra. As peças serão expostas em vitrines específicas montadas na área de recepção do Navio Escola, e identificadas em português e inglês com o nome do autor, matéria-prima, técnica empregada e onde são comercializadas. “O autor de cada peça selecionada cederá duas peças, uma para mostra e outra peça para ser ofertada à autoridades oficiais nos países visitados”, afirma.

As cidades brasileiras que receberão a mostra são: Recife-PE, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, Fortaleza-CE; e as internacionais: Las Palmas e Palma de Mallorca (Espanha); Toulon e Le Havre (França); Pieru (Grécia); Civitavecchia (Italia); Lisboa (Portugal); Londres (Inglaterra); Estocolmo (Suécia); Helsinki (Finlândia); Hamburgo (Alemanha); Baltimore e Miami (EUA); Cozumel (México); e Cartagena (Colômbia).

A chamada pública pode ser conferida no site da Smpe: www.smpe.gov.br .