
Durante a realização da 15º edição da Artnor, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), cadastrou artesãos de todo o Estado e emitiu a Carteira do Artesão. Também foi uma oportunidade para a divulgação dos trabalhos e comercialização no estande.
Tanawy de Souza Tenório, expositor da cidade de Palmeira dos Índios, foi um dos artesãos que aproveitaram a oportunidade para adquirir a Carteira durante a Artnor. Ele soube do cadastramento através de outros artesãos já cadastrados e procurou o estande do governo do Estado para realizar o procedimento. Tanawy trabalha com a fabricação de peças indígenas como colares, cocares e arco e flecha e, para ele, possuir a carteira do artesão é motivo de orgulho e serve de estímulo para continuar realizando seu trabalho. “Na aldeia em que fui criado, começamos a aprender artesanato desde cedo, ainda criança. Sempre fiz meu trabalho sem ser profissionalmente reconhecido. Com a carteira, agora sou um artesão de verdade”, comemora.
Artesã já cadastrada, a artista da cidade de Coruripe, Valdinete Ramalho, fez parte do estande do governo de Alagoas na feira. Valdinete, que produz artesanato há mais de 15 anos, trabalha com a fibra de coco produzindo bolsas, flores decorativas e quadros. “A carteira do artesão nos possibilita crescer como trabalhadores. A aquisição das maquinetas de cartão de crédito e a emissão de notas fiscais valorizam nosso trabalho e nos ajudam a vender”, revela Valdinete Ramalho.
Para a Coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em Alagoas, Sônia Normande Acioli, o cadastro dos artesãos em feiras sempre funciona muito bem, devido ao movimento. “Já realizamos o cadastro em feiras anteriores, como a Feira dos Estados e Nações, por exemplo. E é bom também para os artesãos, que muitas vezes participam de feiras e ainda não são cadastrados. Ou seja, o artista não precisa nem sair do local de exposição”, disse.
Segundo a coordenadora, o cadastramento, além de importante, traz muitos benefícios para os artesãos. “O cadastro é feito no sistema federal e a carteira é válida em todo o território nacional. As feiras fora de Alagoas exigem que o artesão participante seja cadastrado. Se não tiver a carteira, não participa”, destaca Sônia.
Outros benefícios são a isenção do ICMS, pra facilitar na nota fiscal; redução do valor no INSS; facilidades para financiamento; credenciamento para aquisição das maquinetas de cartão de crédito, além de facilitar a capacitação e a participação nas feiras e eventos.
Cadastramento – Com o cadastramento feito no estande do Governo de Alagoas, durante a 15º edição da Artnor, que encerrou no último domingo (24) e aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, foram feitos 62 cadastros novos e 33 renovações, pois o documento tem validade de dois anos, somando um total de 95 atendimentos.
O cadastro continua sendo realizado normalmente na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec). Para adquiri-la, é preciso ter em mãos o Registro Geral, CPF e duas fotos 3X4. É necessário também que o artesão faça uma demonstração de seu trabalho e leve uma peça já pronta. A Carteira é entregue na hora.
Foram atendidos artesãos dos municípios de Arapiraca, Palmeira dos Indios, Água Branca, São Braz, São Sebastião, Marechal Deodoro, Pão de Açúcar, Maragogi, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Penedo, Piranhas, Barra de São Miguel, Coruripe, Maravilha, Batalha, Cajueiro e Maceió.