A criatividade e o talento dos sergipanos, que encantam pessoas do mundo inteiro pela originalidade e diversidade do artesanato, cultura e arte popular, podem ser encontrados no Centro de Artesanato Sergipano e em vários pontos da cidade. Criado na década de 70, o Centro tem várias lojas, onde se encontra todo tipo de artesanato produzido por artistas de Sergipe.
O Centro de Artesanato de Sergipe comercializa desde bonecos feitos de pano às famosas rendas produzidas em Divina Pastora, produto exclusivamente sergipano. Vários curiosos e potenciais compradores circulam pelos boxes onde os produtos são comercializados. A turista Maria Aparecida, deslumbrada com a criatividade dos artigos, disse que não voltaria para casa de mãos vazias. “Já estou até com medo de gastar muito e meu marido brigar comigo. Tem muita coisa bonita aqui. Dá para perceber que os produtos são de qualidade”, disse.
Para a artesã Auxiliadora Andrade Monteiro, que há 30 anos comercializa no Centro de Artesanato, é relaxante o trabalho com produtos manuais. “Produzir trabalhos manuais é uma verdadeira terapia para a mente, viajei por vários cantos do Brasil participando de feiras e apresentando o melhor do artesanato sergipano”, conta orgulhosa.
A artesã inovou suas peças e apresenta produtos com design moderno e arrojado, geralmente usados como peças decorativas em casa. O diferencial são os abajures e cortinas para decoração em rendas. “Com certeza os nossos produtos são muito bons. Temos muita criatividade e os trabalhos ficam belíssimos, principalmente usados em conjunto com outras peças, pois são ricos em detalhes e em beleza”. A artista disse também que os profissionais devem se preocupar não apenas com o produto final, mas com o resultado que ele trará para o comprador e para a sociedade.
O Centro de Artesanato funciona das 8 às 18 horas, todos os dias e fica localizado no centro de Aracaju