×

Cultura

Artesanato de Alagoas é destaque em livro sobre cultura popular

Livro expõe talento alagoano

Rico por sua criatividade e beleza, o artesanato alagoano sempre foi lembrado por admiradores da arte que passaram a reconhecer a riqueza cultural de nossos artesãos ao longo dos anos. E, com a publicação do livro Arte Popular Brasileira, Vol.2, Alagoas recebeu uma surpresa que comprova a influência do artesanato do Estado na cultura do país: dentre os 49 artistas publicados na obra, 21 são artesãos alagoanos.
Para se ter uma ideia, o segundo Estado mais citado teve seis artesãos retratados no livro, um destaque que evidencia a força e a importância do artesanato alagoano no cenário nacional.

O livro, que será lançado em maio pela editora Décor Books, é resultado da seleção da empresária Edna Matosinho de Pontes, proprietária da Galeria Pontes, espaço dedicado à arte popular brasileira em São Paulo. Para a elaboração do livro, a Pontes realizou uma triagem entre as peças presentes no acervo da galeria, vindas de todas as partes do Brasil, e escolheu 49 artistas para representar a cultura popular do país.

O acervo da galeria foi construído através de inúmeras visitas que a artista fez a diversos estados brasileiros. Edna visitou Alagoas duas vezes a fim de conhecer ateliês dos artesãos do Estado. Durante a passagem por Alagoas, a autora recebeu o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), que orientou sobre os mestres artesãos já consagrados e indicou diversos novos artesãos de talento no Estado.

Para acompanhar a artista, a Sedec disponibilizou a coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Sônia Acioli, e a diretora de Design e Artesanato, Vania Amorim, que apresentaram à Edna Pontes toda a riqueza da arte manual dos artistas da terra.
O encantamento da artista com os artesãos alagoanos foi tanto, que ao realizar a seleção dos artesãos para compor o livro, houve a notável predominância do artesanato de Alagoas, sendo 21 artistas alagoanos dos 49 presentes na obra.

Para a diretora de Design e Artesanato da Sedec, Vania Amorim, o resultado surpreendeu a todos e simboliza a consagração do artesanato alagoano. “Quando eu soube da produção do livro, tinha certeza que Alagoas estaria presente na publicação, mas quando vi a proporção de artesãos alagoanos divulgados tive uma surpresa. Esses números, são sem dúvida resultados do trabalho que nós realizamos com os artesãos, reconhecendo o trabalho manual como importante setor produtivo do nosso Estado”, revelou.

Ainda de acordo com a diretora, através do trabalho realizado em prol dos artistas alagoanos – como o apoio na participação em feiras nacionais, onde o governo do Estado auxilia no transporte e hospedagem dos artesãos – a arte de Alagoas é difundida nacionalmente, aumentando a visibilidade e tornando conhecido o talento dos artesãos de todo o Estado de Alagoas.

Alagoanos na Obra – O livro Arte Popular Brasileira divulga 21 artesãos alagoanos, dentre eles João das Alagoas e Sil, artistas da cidade de Capela, que trabalham com cerâmica; Irinéria Rosa Nunes, de União dos Palmares, que fabrica artesanato com barro; Aberaldo Sandes, do município de Pão de Açúcar, que faz esculturas em madeiras; dentre diversos outros talentos alagoanos.

A obra conta ainda com a publicação dos trabalhos de Fernando Rodrigues, artesão da Ilha do Ferro, e João da Lagoa, de Girau do Ponciano, ambos já falecidos.