Composição de imagem: Pedro Cantalice, Cariol Dini, Nil Cesar, Amorina e Quinteto Lorenzo Fernandez
O Arte de Toda Gente (ATG) começa o mês de abril cheio de atrações especiais e atividades carnavalescas no Acessibilifolia. Uma homenagem ao Mestre Siqueira, no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro, está na agenda; e apresentações de Amorina e Pedro Cantalice, pelo projeto Bossa Criativa. No Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), será a vez da apresentação do Quinteto Lorenzo Fernandes. E mais: a Grande EnCIRCOpédia Virtual e a continuidade dos cursos de “Literatura + Educação + Acessibilidade” e “Introdução à Musicografia Braille”.
O programa ATG é realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), que conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a curadoria de sua Escola de Música. Confira os detalhes da semana, a seguir:
Mostra Bossa Criativa e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)
A Mostra Bossa Criativa permanece oferecendo shows, sempre com entrada gratuita. Nesta semana, na Funarte MG, em Belo Horizonte, teremos a apresentação da compositora e cantora Amorina, divulgando o seu segundo álbum solo IPALOLO, na terça-feira (5), às 18h. Ainda na capital mineira, na quinta-feira, dia 7 de abril, às 18h, haverá uma mostra teatral em vídeo encenada pela Casa do Beco, sobre o tema Árvore da Memória. No Rio de Janeiro, quem sobe ao palco do Teatro Dulcina, é Pedro Cantalice, que prestará uma linda homenagem ao Mestre Siqueira, considerado uma das lendas do Choro, na quinta-feira (7), às 19h.
Pelo projeto Sinos, o Quinteto Lorenzo Fernandez oferta o melhor da música clássica, no dia 6 de abril (quarta-feira), às 19h, também no Teatro Dulcina. E, na sexta-feira, (8), a terceira temporada do Concerto nº1, pela Orquestra Jovem de Petrópolis, às 18h, será executada.
EnCIRCOpédia Virtual do Circo no Brasil, pelo projeto Bossa Criativa
Criado pela UFRJ, o projeto Bossa Criativa, contempla, entre outras linguagens artísticas, a arte circense. Integrando o projeto, mais de 80 circos distribuídos por vários estados do país que possuem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Os circenses são os colaboradores da Grande EnCIRCOpédia Virtual do Circo no Brasil, inspirada no livro homônimo da pesquisadora e curadora Sula Mavrudis. No dia 6 de abril, quarta-feira, teremos dois episódios novos do projeto, às 18h.
Um Novo Olhar (UNO)
Abril será um mês especial! O projeto Um Novo Olhar (UNO) promove o Festival Acessibilifolia no Teatro Cacilda Becker, com oferta de oficinas, rodas de conversa e apresentações musicais, tendo como tema a acessibilidade no carnaval carioca. As ações serão todas presenciais e gratuitas. Veja a agenda da semana:
5/4 (terça-feira) – Oficina de Instrumentos da Alegria (oficinas com inscrições prévias, realizadas somente para inscritos), às13h30.
5/4 (terça-feira) – Oficina de Adereços e Alegorias da Orquestra Voadora (oficinas com inscrições prévias, realizadas somente para inscritos), às 16h.
6/4 (quarta-feira) – Oficina de Percussão e Iniciação Musical da Orquestra Voadora (oficinas com inscrições prévias, realizadas somente para inscritos), às 13h30.
6/4 (quarta-feira) – Roda de Conversa Folia Acessível (roda de conversa aberta ao público), às 19h.
8/4 (sexta-feira) – Palestras Acessibilifolia “Esnande Quirino – Banda Pife da Inclusão”, “Gisele Paes Horácio e José Carlos Rodrigues – Grupo Encantados Contadores de História”, “Rodrigo Moreira – Bloco Chinelo de Dedo” e “Tarcísio Cisão – Bloco Amigos da Onça”, às 18h.
Ainda pelo programa UNO, na quarta-feira, dia 6 de abril, teremos a sequência do curso “Literatura + Educação + Acessibilidade”. Os módulos abordarão marcos legais sobre acessibilidade, experiências com mediações de leitura acessíveis e inclusivas e formação de leitores com deficiências; recursos de acessibilidade; línguas de sinais, identidades surdas e letramento de alunos surdos; literatura surda e poesia em línguas de sinais.
Também neste dia (6/4), acontecerá a Aula 02 do curso “Introdução à Musicografia Braille”, às 17h. Ele é destinado a educadores, instrumentistas em música que possam trabalhar com crianças, jovens e adultos cegos transmitindo os conhecimentos básicos necessários para o ensino e tradução de sinais de partituras em “notação braille musical”.
Para conhecer mais detalhes sobre esses e outros cursos que serão oferecidos pela Academia Arte de Toda Gente, acesse a página principal https://artedetodagente.com.br/
Programa Arte de Toda Gente
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
