×

Negócios/Economia

Arsal e Algás monitoram rede de distribuição de gás natural de Alagoas

Tubulações e conexões de postos de combustíveis serão fiscalizadas

Até o próximo dia 19 de outubro, toda a rede de abastecimento de gás natural canalizado de Alagoas estará sendo verificada em uma pesquisa anual de vazamento. O trabalho preventivo é feito por técnicos da Algás por determinação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal).

Segundo Clara Alves, coordenadora de Gás Canalizado da Arsal, anualmente os técnicos da Algás inspecionam o sistema de distribuição de gás canalizado para rastreamento e eliminação de vazamentos. Este procedimento é realizado em usuários e estações de regulagem de pressão existentes nos municípios de Maceió, Penedo, Rio Largo, Atalaia, Pilar, Santa Luzia do Norte, Satuba, São Miguel dos Campos e Marechal Deodoro.

Técnicos da Arsal acompanham a pesquisa para fiscalizar o procedimento. Com equipamentos próprios, os técnicos da Algás checam todas as tubulações e conexões, todos os usuários automotivos (postos de combustíveis) e industriais, além de um número determinado pela Arsal, por amostragem, de usuários residenciais e comerciais.

Ao final da pesquisa, um relatório conclusivo é entregue à Arsal. “O objetivo da agência reguladora é monitorar a situação da rede de distribuição, em um trabalho de prevenção. Geralmente, os vazamentos encontrados são de baixa gravidade. Essa pesquisa é realizada há três anos e nunca foi encontrado nenhum vazamento de alto grau de risco”, afirmou Clara Alves.

Em Alagoas, 4.375 residências (casas, edifícios e condomínios), 23 indústrias, 36 postos de combustíveis e 391 estabelecimentos comerciais são consumidores do gás natural canalizado.