O ano terminou e a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), por meio do seu presidente, Lailson Gomes, reafirma seu compromisso com usuários e consumidores, permissionários, concessionárias e entidades de classe em trabalhar ainda mais em 2019, para tornar sua gestão cada vez mais participativa.
“Abrimos nosso gabinete para todos os interessados em discutir melhorias para as áreas reguladas, como o saneamento básico e o transporte de passageiros, nossa maior demanda”, contou o presidente.
“Na Gerência de Transporte priorizamos a qualidade, disponibilizamos novos horários e colocamos mais veículos operando na região metropolitana de Maceió. Como exemplos, a linha Rio Largo/Maceió e os conjuntos Jarbas Oiticica e Antônio Lins. Foi reforçada também a linha Cruzeiro do Sul/Maceió. Ambas faziam parte de um pleito antigo e que só agora foi colocado em prática”, frisou Lailson.
Outro legado foram os pontos de apoio implantados nas cidades de Batalha, Arapiraca e Olho D’Água das Flores. De acordo com o presidente da Arsal, esses pontos foram instalados estrategicamente em Arapiraca, dando maior comodidade a população e outros às margens da AL-220, por onde passam diariamente transportadores da região Agreste e Sertão de Alagoas. “A intenção é organizar o embarque e desembarque de passageiros nessas localidades”, falou Lailson, acrescentando o benefício concedido aos transportadores complementares do Estado, exceto os das linhas da região metropolitana, que em votação aberta do Conselho Executiva da Agência, aumentou a vida útil dos veículos, que agora passa de 7 para 10 anos, sendo obrigatória a realização de duas vistorias por ano; e para os veículos que compõe o Sistema de Transporte Rodoviário na categoria convencional (ônibus), passaram de 10 para 13 anos.
Neste ano, a fiscalização e a Gerência de Transporte trabalharam em parceira com a Ouvidoria da Agência, onde havia uma demanda maior dos usuários, era feita uma programação e as equipes reforçavam a fiscalização naquela área, sem contar com outras demandas da Ouvidoria, como denúncias, ambas estão sendo tratadas e resolvidas pelo setor.
Também em 2018, a presidência e a diretoria do órgão se preocuparam com a qualidade dos motoristas e realizaram capacitação com os mais de mil e duzentos permissionários, ou seja, 100% dos motoristas que diariamente transportam cerca de 150 mil passageiros em todo o Estado. “Estamos deixando tudo pronto para que no primeiro trimestre de 2019 possamos realizar a terceira Licitação para o Sistema de Transporte Rodoviário nas duas categorias, Complementar (vans e micro-ônibus) e Convencional (ônibus), além da realização do recadastramento para os transportadores complementares”, disse o presidente.
Dando maior comodidade aos transportadores complementares, está em tramitação na Agência, o convênio a ser firmado entre a Arsal e o SEST SENAT que irá oferecer o curso de aptidão para transporte coletivo, obrigatório para motoristas complementares que a cada cinco anos devem renova-lo.
Segundo Maria Guimarães, responsável pelo setor de planejamento da Agência, os cursos serão realizados nas regiões Leste, Agreste e Sertão, dando maior comodidade aos transportadores, que não precisarão se deslocar para Maceió para renovar ou fazer o curso.
