Na tarde da última segunda-feira, 1°, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) – órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas) – encerrou o curso livre de Arranjos Natalinos em Garrafa Pet, realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Terezinha Meira, no Bairro Veneza. Durante uma semana, os alunos aprenderam como reutilizar a garrafa pet, transformando-a em árvores e guirlandas de Natal.
De acordo com o professor Luciano de Melo, os participantes ficaram surpresos com a possibilidade de transformar o que antes seria lixo em artesanato – e com um custo quase zero. Ao longo das aulas, o instrutor impulsionou a turma a ir além nessa reutilização. “Estimulo os alunos a buscarem novas ideias na reciclagem da garrafa pet”, relata o instrutor.
Para Luciano, a conscientização da população, no que diz respeito à importância do meio ambiente, é um processo paulatino. Por conta disso, em suas oficinas, ele faz questão de envolver esta temática junto à técnica artesanal. “Incentivem os seus filhos e netos sobre o significado da reciclagem. Além de ser uma fonte de renda, ela contribui com o meio ambiente”, recomenda.
Aprendizado para a vida
A professora de letras, Edvânia Pitanga, participou da oficina e agora tenta mostrar na instituição de ensino em que trabalha a importância da reciclagem. “Tudo o que aprendi estou reproduzindo na escola. Lá, cada aluno já está fazendo sua árvore de Natal”, diz Edvânia. Com o aluno Diego Santiago, foi a curiosidade a responsável por levá-lo a participar das aulas. “É importante porque estamos usando a criatividade”, afirma Diego.
Já faz dez anos que Daniela Gatinho produz mandalas oriundas de materiais recicláveis. Diante da oferta da turma de Arranjos Natalinos em Garrafa Pet, ela resolveu fazer o curso para somar ainda mais experiência à sua atividade artesanal. “Agreguei técnicas ao trabalho que já faço”, garante Daniela.
