“A festa está acontecendo em clima de paz”, o pensamento é geral, repetido entre o público e as autoridades que comparecem ao Arraial Central, no bairro de Jaraguá em Maceió. Tem sido assim a cada noite: Casais, grupo de amigos, famílias inteiras reúnem-se para aproveitar e viver o São João com muita festa, futebol e forró, como sugere o tema deste ano.
A programação é promovida pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). No palco, grandes artistas locais e nacionais garantem a animação do público que, por sua vez, dá um show à parte: dança e canta ao som das canções, de forma pacífica, com respeito e sem maiores ocorrências ou confusões.
Junto com a Polícia Militar de Alagoas, o Grupamento de Apoio e Ação Operacional (GAAO) da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc) está presente em toda a região do Arraial Central realizando ações preventivas de segurança.
“É uma festa bonita com muitas famílias, casais, idosos e crianças presentes. Ano passado foi sucesso e nesse ano não está sendo diferente. Aqui e nos polos, o São João está sendo de paz, tranquilidade e muita alegria” comemorou o prefeito Rui Palmeira, que visitou o Arraial Central nesta segunda-feira (23) acompanhado por sua esposa, Tatiana Palmeira.
“A principal festa do Nordeste está com uma programação bastante convidativa na nossa cidade. O público está vindo e fazendo uma bela festa”, resumiu o vice-prefeito Marcelo Palmeira.
A festa verde e amarela que começou na casa do vigilante Douglas Barros foi estendida para o estacionamento do Jaraguá. “A animação é total. Estamos em um grupo de cinco adultos, sendo uma gestante e mais uma criança. Viemos em família comemorar a vitória do Brasil e curtir essa festa que está muito bonita, com tranquilidade”. A dona de casa Advanir Fragoso reuniu as amigas para a segunda noite dela no Arraial Central. “A programação está excelente. O São João de Maceió está mesmo maravilhoso”, comentou entusiasmada.
Sem tirar os olhos do palco e sem perder o ritmo, o turista baiano Waldir Barros, disse que saiu de Salvador para dançar forró em terras alagoanas. “Amo essa terra e venho aqui sempre que posso, mas desta vez, vim especialmente para curtir o São João. Maceió está de parabéns por fazer uma festa desse porte. Ano que vem, estarei aqui de novo”, anunciou o técnico em eletrônica.
“É um São João com segurança, organização, com plateia diversificada e várias gerações presentes. É para isso que a festa é feita: para que o nosso povo se encontre na cultura e na tradição desse momento festivo” destacou o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira. Lembrando que a programação completa das próximas noites está disponível no site.
