×

Alagoas

Arraiá Gonzagão apresenta sua primeira quadrilha estilizada

Em frente à Associação dos Amigos e Moradores do Bairro Baixão (AMOBB), a Rua Antônio Ferreira Sampaio todos os anos se transforma com as cores das chitas usadas na confecção do vestuário junino.

Com a chegada da Comissão Julgadora do São João de Arapiraca 2014, fogos de artifício foram lançados. O céu ganhou novo tom e se deu um cortejo com uma procissão pela vila cenográfica, seguindo até a igreja.

Podiam-se ver um cemitério – guardando simbolicamente os corpos do radialista e poeta Zé do Rojão, Virgulino Lampião, Maria Bonita, Luiz Gonzaga e Dominguinhos -, casas do fazendeiro e de farinha, cacimba, fogueira, pracinhas, crianças brincando na Dança da Fita e destaladeiras de fumo, além da presença da tradicional barraca de comidas típicas.

No palhoção, houve a dança da peneira com jovens uniformizados com a camisa da seleção brasileira, xaxado, apresentação do sanfoneiro do bairro, Zezinho, e a performance da quadrilha estilizada Arraiá Gonzagão.

Este é o segundo ano do “Gonzagão” e a primeira vez que o grupo de dança vem em formato estilizado, com o puxador Valdênio Silva ministrando. O público interagiu bastante e bateu palmas o tempo todo.

“A Prefeitura de Arapiraca e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo estão de parabéns pelo apoio dado não só para a gente, mas para todas as outras comunidades. Estive em alguns arraiais comunitários e pude ver de perto o envolvimento dos moradores. Aqui não foi diferente. Dezenas de pessoas se deram, se doaram ao projeto e agradeço o êxito”, diz o organizador e presidente da AMOBB, José Severino Jiló.

De acordo com ele, foram três meses de muito trabalho para a execução do Arraiá Gonzagão, com muitos ensaios e afinco. Estiveram prestigiando o evento a secretária de Cultura e Turismo, Tânia Santos, e o vereador Fabiano Leão (PSDB). A cidade possui o maior São João comunitário do Brasil.