A animação do “Arraiá de Arapiraca”, com a participação das quadrilhas juninas e dos moradores de 40 comunidades, despertou a atenção da mídia nacional. Na manhã desta terça-feira (15), uma equipe de produtores e repórteres da Rede Globo de Televisão desembarca na cidade para acompanhar de perto o arrasta-pé no Agreste alagoano.
Em Arapiraca, o São João começou no dia 4 de junho, com abertura da oitave edição do Concurso de Resgate à Cultura Junina. Este ano, 40 comunidades participarão das festividades, que ainda conta com “espaço musical” no Mercado do Artesanato e no Lago da Perucaba.
A cada ano, o “Arraiá de Arapiraca” ganha destaque em todo o País. Comunidades das zonas urbana e rural disputam o concurso promovido pela prefeitura, montando réplicas de ambientes tipicamente nordestinos, como casa de farinha e currais. Além do aspecto cenográfico, a comissão julgadora analisa a oferta de comidas típicas, palhoção e, principalmente, a animação das quadrilhas matutas.
Para quem não tem como se deslocar até os povoados, onde os festejos são naturalmente mais tradicionais, a alternativa é curtir o forró no Mercado Margarida Gonçalves, situado no Parque Ceci Cunha, centro da cidade. Sanfoneiros e grupos de forró sobem ao palco da concha acústica para tocar o autêntico forró pé de serra. Para quem gosta das inovações das bandas do chamado forró eletrônico, resta aguardar até o próximo domingo, data da apresentação de bandas do estilo que acontece no Lago da Perucaba, com acesso gratuito.
