As imagens que dão vida ao tradicional acervo do Arquivo Público de Alagoas (APA) foram protagonistas do projeto de extensão de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário Cesmac. Dos registros fotográficos que destacam os diferentes períodos da capital Maceió, a exposição faz um resgate à história e aos principais patrimônios edificados do estado.
Entre historiadores, pesquisadores, alunos, além de profissionais de arquivologia e biblioteconomia, o público pode conhecer de perto um pouco da estrutura arquitetônica que compõe o cenário da cidade. O trabalho é resultado de nove meses de pesquisa realizada pelos próprios alunos nas dependências do APA.
“Ter estudantes entrando no mercado e preocupados com a preservação memória alagoana é um motor importante de incentivo para o nosso trabalho. É preciso aproximar ainda mais a comunidade da história do nosso Estado e o Arquivo Público cumpre mais uma vez com seu compromisso de fortalecer o fomento a pesquisa entre alunos e profissionais”, pontua Wilma Nóbrega, diretora do APA.
O trabalho faz parte da etapa final do projeto de extensão “Identificando o Passado – Revelando o Patrimônio Edificado no Arquivo Público de Alagoas”.
