×

Sergipe

Arquivo Público celebra o teatro sergipano na preparação do seu 99º aniversário de fundação

O evento vai acontecer entre os dias 3 e 5 de maio

O Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes), vinculado à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), apresenta entre os dias 3 e 5 de maio o projeto “Arquivo, Memória e Arte” no rol da sua programação de preparação para seus 99 anos de criação. Considerando o teatro sergipano em suas manifestações artísticas e seu devir histórico, suas contribuições ao acervo do Apes e à sociedade sergipana colocam-no em cena como bem cultural de grande relevância social. Farão parte das atividades palestras e mesas-redondas, além do lançamento do projeto “Teatral Serigy”, que consiste na promoção da memória da dramaturgia sergipana, com a catalogação e divulgação de 200 peças teatrais criadas em Sergipe, no período de 1950 a 2020.

Contando com um rico acervo das diversas manifestações culturais produzidas no estado, o Apes disponibiliza textos de peças teatrais de autoria de dramaturgos e dramaturgas sergipanos e de outras autorias, cujos espetáculos foram montados por grupos de teatro sergipanos. A proposta deste evento é proporcionar visibilidade a esse material e fomentar o debate sobre aspectos da história do teatro de Sergipe em diálogo com as condições de sua produção e preservação, que giram em torno das questões sociais, da arte, das expressões da memória e da pesquisa.

A diretora do Arquivo Público, professora Sayonara Rodrigues do Nascimento Santana, reforça que o evento tem como finalidades apresentar um panorama histórico do teatro em Sergipe por meio de debates e divulgar a contribuição do Apes na preservação do acervo de manifestações do teatro sergipano, bem como “divulgar a pesquisa e as fontes históricas sobre o teatro no estado, incentivando uma cultura da memória deste segmento em suas diversas expressões por meio do acesso à produção do presente e o diálogo com o passado”, destacou.

Programação
A programação terá início nesta terça-feira, 3, às 10h, com a palestra online “História, conhecimento e esquecimento: a vida teatral em Aracaju no século XIX”, no canal do YouTube da Educação Sergipe. A condução ficará por conta do professor Mário Resende, assessor do gabinete do secretário.

Na quarta-feira, 4, às 10h, também no canal da Seduc, será realizada a mesa-redonda: Notas sobre a história do teatro em Sergipe. Os temas abordados serão: Notícias sobre a vida teatral em São Cristóvão, capital da Província de Sergipe. (1840-1855); Teatros e vida teatral em Aracaju (1870-1900): histórias ainda não contadas; A companhia teatral Keller e suas andanças no século XIX: uma leitura nas notícias de jornais; e O Teatro nos relatórios de Presidente de Província de Sergipe (1832 – 1889).

Na quinta-feira, 5, a programação continua presencialmente, das 15 às 16h, no auditório do Arquivo Público de Sergipe, localizado na Travessa Benjamin Constant, 348 – Centro de Aracaju. A abertura será feita pela diretora do Apes, professora Sayonara Rodrigues, seguida de performance do poema “O Menestrel”, por Roze Prata, aluna-atriz da oficina Princípios Básicos da Arte Dramática (Iniciação Teatral Para Adultos), ministrada pelo Professor Raimundo Venâncio, da Escola Oficina de Artes Valdice Teles – Funcaju. Após a intervenção artística será formada a mesa-redonda: Encontro com a Dramaturgia Sergipana, com o campo de debatedores composto por Virgínia Lúcia da Fonseca Menezes, autora teatral, professora de Arte e consultora de Arte, Cultura e Economia Criativa; e Euler Lopes, diretor e dramaturgo do Grupo de Teatro “A Tua Lona” e dramaturgo da Cia. de Arte Alese. O professor Lucas Wendel Silva Santos (DTE/UFS) mediará esse momento.

Por fim, ainda na tarde de quinta-feira, acontece a celebração da parceria entre Projeto Teatral Serigy e Arquivo Público de Sergipe. A iniciativa consiste na promoção da memória da dramaturgia sergipana, com a catalogação e divulgação de 200 peças teatrais criadas em Sergipe, no período de 1950 a 2020. Essa documentação será abrigada no Apes, por isso sua inauguração ocorrerá em evento a ser realizado presencialmente nos dias 4 e 5 de maio, às 8h30, na instituição.