×

Maceió

Arquivo Público de Alagoas comemora seus 50 anos

Localizado na Rua Sá e Albuquerque, s/n, Jaraguá.

A história de Alagoas pode ser contada de várias maneiras, mas é no Arquivo Público de Alagoas (APA) – com seus livros, fotografias, jornais, revistas e documentos – que se pode realizar uma verdadeira viagem no tempo. No último dia 30, o APA comemorou 50 anos de uma existência marcada pela preservação do saber e da evolução do povo alagoano.

Através de suas seções, o APA proporciona um passeio ao longo de pelo menos quatro séculos, desde a época em que o Estado ainda era uma comarca, e depois província, até a atualidade. Além de possuir o maior acervo de origem administrativa referente ao Poder Executivo de Alagoas, o espaço abriga o projeto “Memórias Reveladas”, que permite à sociedade o acesso a fontes antes sigilosas, de um período sombrio da história do País, a Ditadura Militar.

“Os 50 anos do Arquivo Público de Alagoas não representam com exatidão a importância que ele tem. O acervo que a instituição abriga remonta ao século XVIII, quando o Estado ainda nem era uma província. O importante neste momento é dar visibilidade a esse manancial de documentos, é convocar os pesquisadores, os estudantes e a sociedade em geral para conhecer a história de Alagoas através do APA”, afirma Marcos Vasconcelos Filho, diretor ao Arquivo Público de Alagoas.

A instituição está ligada diretamente ao Gabinete Civil do Estado desde o ano de 2007, a partir de então passou a vivenciar uma nova realidade, não só pelo reconhecimento da sua importância como depositário de um acervo que retrata a história do nosso Estado, mas também pela otimização de suas ações e processos. “É uma honra para o Gabinete Civil e para mim testemunhar os 50 anos de uma instituição tão valiosa para a preservação da história de nosso Estado. Conhecer o Arquivo Público é um direito e um dever de todo cidadão alagoano”, disse Álvaro Machado, secretário-chefe do Gabinete Civil.

O Arquivo Público de Alagoas foi criado em 30 de dezembro de 1961, e todo o seu acervo está à disposição do público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua Sá e Albuquerque, s/n, Jaraguá, em Maceió.

Mais informações pelo telefone 3315-7879.