Delegado José Lindberg compara lista de armas roubadas do Fórum com revólver observado pelo chefe de operações Ednildo Macena
Os dois revólveres apreendidos pela Polícia Militar em Penedo não foram roubados do Fórum do Tribunal de Justiça de Alagoas situado no município. As armas recuperadas durante operação realizada segunda-feira, 26, um dia após a descoberta da invasão ao prédio do TJ-AL, não constam na lista que descreve as 21 armas de fogo furtadas do Fórum.
A comparação entre as armas apreendidas e a descrição exposta na relação enviada do Fórum para a delegacia de Penedo foi realizada na manhã desta quarta-feira, 28. A reportagem do Portal Aqui Acontece acompanhou o exame feito pelo delegado regional José Lindberg e o chefe de operações Ednildo Macena.
A numeração (495663) do revólver calibre 38 inox da marca Taurus – arma com cano reforçado e ventilação – não coincide com nenhum dos revólveres relacionados na lista do material furtado do Fórum. De acordo com informe do 11 º Batalhão de Polícia Militar, o Taurus foi encontrado com Paulo Henrique Lima Soares, que permanece preso em razão do flagrante por porte ilegal de arma.
Já o revólver calibre 32 encontrado com Cleiton Santos está com numeração ilegível, mas as demais características não “batem” com a descrição informada na lista. Devido ao flagrante, o acusado também permanece detido no xadrez da delegacia de Penedo. As Polícias Civil e Militar continuam investigando o furto das armas que são parte de processos judiciais.]
Peritos do IC estiveram no Fórum
Peritos do Instituto de Criminalística – órgão da Secretaria de Defesa Social – estiveram no Fórum de Penedo na tarde desta segunda-feira e observaram que havia uma marca de calçado sobre a geladeira situada na copa. O ambiente localizado no primeiro andar do prédio tem uma janela com basculantes desprovida de grade, passagem que deve ter sido usada pelo invasor.
Como não há porta na copa, foi fácil chegar ao depósito de arma. “A fechadura foi retirada com
uma chave de fenda e, com uso de outra chave de fenda ou uma barra de ferro, forçaram a porta e entraram no depósito”, explicou Dênis Souza de Melo, diretor do Fórum de Penedo.
Durante a reforma realizada no prédio em 2004, um dos trabalhadores contratados para realizar o serviço furtou dois revólveres, crime descoberto porque uma das armas foi apreendida com uma pessoa que havia comprado ao autor do crime. Desta vez, a situação se repete pouco mais de uma semana após a entrega de uma nova adequação, física e funcional, da sede do TJ-AL em Penedo.
Durante entrevista ao Programa Lance Livre (Rádio Penedo FM), o superintendente do Fórum de Penedo e juiz de Direito Claudemiro Avelino ressaltou que o caso mostra a necessidade de mais segurança para o prédio. Confira a entrevista na íntegra clicando no link acima da matéria.
