Novakovic vai estrear pela caloura Eslovênia
As descohecidas Argélia e Eslovênia entraráo em campo para se enfrentar pela primeira vez em uma Copa do Mundo neste domingo, às 8h30 (de Brasília), em Polokawae, pelo complemento da primeira rodada do Grupo C do Mundial de 2010, na África do Sul.
Ambas as seleções tem ojetivos bem diferentes, enquanto os argelinos tentam surpreender e conseguir uma vaga nas oitavas, os eslovenos querem resgatar a boa imagem que a Iugoslávia tinha, antes de sua extinção, no final do Século XX. O vencedor desse confronto,largará na frente no Grupo C, já que EUA e Inglaterra apenas empataram na partida inaugural, dsptada no ia de ontem.
Ex-colônia francesa, situada no norte da África, a Argélia não tem história destacável em Copas do Mundo. Participou de apenas dois Mundiais, em 1982 e 86, tendo como melhor classificação um 13.º lugar na Espanha – ganhou da Alemanha e do Chile, mas perdeu para a Áustria e não passou da primeira fase no saldo de gols. No México ficou apenas em 22.º – sendo eliminada num grupo em que estavam Brasil, Espanha e Irlanda do Norte.
Na disputa das Eliminatórias Africanas, a Argélia conseguiu uma classificação apenas no jogo-desempate, depois de terminar a última fase empatado em todos os quesitos com o campeão africano Egito – inclusive nos confrontos diretos (3 x 1 para a Argélia e 2 x 0 para o Egito). Na partida disputada no Sudão, os argelinos venceram por 1 a 0, com um gol do zagueiro Anther Yahia, que se recuperou de uma lesão e jogará a estreia.
O principal destaque da equipe argelina é o técnico Rebah Saâdane, que esteve na comissão técnica nas duas participações anteriores da Argélia em Copas. O meia Mourad Meghni, da Lazio, é o principal jogador da equipe. Ele chegou a ser considerado o “novo Zidane” quando vestiu a camisa da seleção sub-17 da França (país onde nasceu).
O Mundial da África do Sul será o segundo da Eslovênia – formada após a fragmentação da Iugoslávia. Na Copa de 2002, o time ficou apenas em 30.º. Marcou dois gols, ambos em derrotas por 3 a 1, para Espanha e Paraguai. Perdeu também o outro jogo do grupo, para a fraca África do Sul, por 1 a 0.
A zebra do grupo. A Eslovênia chegou à sua segunda Copa depois bater a poderosa Rússia na repescagem das Eliminatórias Europeias. Antes, o time se classificou em segundo num grupo que tinha República Checa, Polônia, Irlanda do Norte e Eslováquia (que se classificou em primeiro e por isto ganhou vaga direta).
A principal característica do time é a defesa. A equipe joga num estranho 6-2-2, ultra defensivo, mas que garante o resultado. Tanto que time sofreu apenas seis gols em seus 12 jogos nas Eliminatórias. Não poderia deixar de ser outro o destaque do time, se não o goleiro, Samir Handanovic, que joga na Udinese, da Itália.
FICHA TÉCNICA
ARGÉLIA x ESLOVÊNIA
ARGÉLIA – Chaouchi; Yahia, Belhadj, Bougherra, Halliche e Yebda; Mansouri, Ziani, Matmour e Ghezzal; Saifi. Técnico: Rabah Saadane
ESLOVÊNIA – Handanovic; Cesar, Brecko, Suler e Jokic; Birsa, Ilic, Radosavljevic e Kirm; Dedic e Nvakovic. Técnico: Matjaz Kek
Árbitro: Carlos Batres (GUA).
Local: Polokwane, na África do Sul.
Horário: 8h30
