×

Esporte

Arena da Baixada corre risco de não ser sede da Copa do Mundo

A bela Arena da Baixada poderá ser excluída

Escolhida inicialmente como uma das sedes para a realização de partidas da Copa do Mundo de 2014, a Arena da Baixada, em Curitiba, ainda não está garantida. A dificuldade do clube rubro-negro paranaense em viabilizar financeiramente o projeto recém-aprovado pela Fifa, trouxe à tona a possibilidade de um plano B para a capital paranaense, com a construção de uma nova arena na cidade, que teria participação direta do Coritiba.

Há três opções para que seja erguido um complexo esportivo em Curitiba a partir de janeiro de 2011. Todos na capital e em áreas extensas, onde seriam abrigados um centro comercial e um estádio com capacidade para 45 mil pessoas. O assunto é tratado com muita cautela por dirigentes de clubes e políticos locais.

“Existe um plano B em andamento há vários meses. A cidade não vai deixar de ser sede do Mundial. Ou teremos jogos na Arena da Baixada ou no novo estádio que estará pronto até maio ou junho de 2013.” Ontem, o governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), se reuniram durante algumas horas e afirmaram que vão apresentar o plano de viabilidade financeira da Arena da Baixada na terça-feira, com a presença do presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira.

Em sua última previsão, o Comitê Gestor de Curitiba para a Copa de 2014 afirmou que os gastos com as reformas da Arena da Baixada chegariam a R$ 100 milhões, quantia considerada suficiente para adequar o estádio às exigências da Fifa. Entre as intervenções necessárias estão a construção de um novo lance de arquibancadas com cobertura, além de mudanças nos vestiários e nas áreas de acesso da imprensa e de convidados. Também teriam de ser desapropriadas algumas áreas para facilitar o acesso ao estádio e ampliar o estacionamento.