×

Penedo

Área do Distrito Industrial de Penedo é adquirida e ?Penegres? confirma instalação

?Penegres?, a primeira indústria do distrito de Penedo vai investir R$ 15 milhões na sua instalação e ofertar cerca de 300 empregos

“Um sonho que se concretizou, diante de tantas lutas, viagens, buscas e negociações. Alguns não acreditavam, torciam contra. Mas, a partir desta sexta-feira (14), uma realidade. Desapropriamos a área em comum acordo com a Penedo Agro Industrial (Paisa) e, a ‘Penegres’, já com o seu lote escolhido, assinou o termo de recebimento dos 10 hectares necessários para a sua construção. Parabéns aos envolvidos nesta grande conquista. E agradeço aos empresários por acreditar e sejam bem vindos definitivamente a nossa Penedo”.

Essas foram às palavras do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT) em seu gabinete, durante assinatura do termo de recebimento da área para a primeira empresa que vai se instalar no Distrito Industrial Dr. Roberto da Silva Peixoto, que fica localizado próximo ao povoado Itaporanga.

Os protocolos aconteceram com a participação do vice-prefeito, Ronaldo Lopes (PMDB), dos sócios proprietários da empresa, dos vereadores, secretários municipais e do gerente Comercial da Algás.

Primeira indústria do distrito de Penedo

A Penegres foi à primeira empresa a assinar a carta de intenções, ainda em 2013. A matriz da indústria do seguimento cerâmico fica localizada em Santa Catarina – Tettogres -, é uma das seis do País na fabricação de telhas cerâmicas, produzidas com o mesmo processo utilizado em pisos e revestimentos cerâmicos.

Roberto Miranda - aquiacontece.com.br“A escolha do nome foi à união da cidade, com o nossa empresa em Santa Catarina. Nada mais justo. E a instalação em Penedo foi devido à região ser privilegiada com a matéria prima, rica e de ótima qualidade”, disse um dos sócios proprietários da Tettogres e da futura Penegres, Gertson Souza.

Ele explica que o produto é de excelente qualidade e possui o mesmo processo de fabricação do piso cerâmico.

“Um brasileiro teve a ideia de ir até a China, lá conheceu o processo de fabricação da telha cerâmica. Na volta, revolveu partir para este segmento de alto padrão de qualidade. E a nossa empresa, é uma das seis no Brasil. O processo não é o convencional. A telha é fabricada da mesma maneira que os pisos e revestimentos cerâmicos. Um produto de qualidade, de fácil limpeza e maior durabilidade e o seu uso, por metro quadrado, e bem menor que a telha produzida no processo convencional. A telha cerâmica custa quatro vezes mais do que a tradicional. Isso devido às fábricas ainda estarem instaladas no Sul. Mas, com a chegada em Alagoas, o custo vai ser menor, devido à logística e diminuição de impostos. E com tudo isso, quem ganha e a cidade e povo de Penedo”, pontuou Souza.

A indústria adquiriu uma área de 10 hectares e o investimento inicial para à construção da ‘Penegres’ será de R$ 15 milhões. Nos primeiros dois anos, a indústria vai ofertar 170 empregos diretos. Passando logo em seguida para 300 profissionais atuando.

O grande diferencial

Arquivo - aquiacontece.com.brNa assinatura da passagem da área, o diretor Comercial da Algás, Fábio Sousa, também esteve presente e explanou sobre o diferencial do distrito de Penedo.

“A cidade tem um diferencial para oferecer as indústrias, o gás. A menos de 300 metros, existe o ‘city gate’ e não tem dificuldade nenhuma para atender o distrito. Será construída uma rede de distribuição que vai atender toda a extensão da área. Desta forma, à proporção que as empresas se instalarem, derivações serão construídas para atender a demanda. E no caso da ‘Penegres’, o gás foi o fator primordial para a sua instalação. O processo de fabricação do produto e os maquinários usam como fonte, o gás. Então, o produto foi primordial para que o sonho penedense ganhasse forma. Parabéns e podem contar com a parceria da Gás de Alagoas (Algás)”, concluiu.

Mais empresas interessadas

A área total do Distrito Industrial é de 33 hectares, podendo ser expandida. Nesta sexta-feira (14), a primeira empresa assinou o termo de entrega do terreno, equivalente a 10 hectares. Outras quatro empresas já assinaram a carta de intenções e escolheram o lote.

“Isso é fruto do trabalho, do empenho de todos que lutam por Penedo. Daqueles que realmente querem o desenvolvimento da cidade. Agora é realidade. Mais cinco empresas já assinaram a carta de intensões e escolheram o seu lote. Sendo duas do segmento químico farmacêutico e cosméticos, uma fábrica de ração para cães e gatos. A quarta de reciclagem e a última, uma fábrica de gelo. Um grande passo. Todas essas estão com a carta assinada e as suas respectivas áreas escolhidas”, garantiu o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Soares.

O local contará com total infraestrutura, onde será construída uma creche, restaurante, quadra de esportes, sede da associação das indústrias e uma grande área de convivência.

Homenagem

O nome – Distrito Industrial Dr. Roberto da Silva Peixoto -, é em homenagem ao engenheiro penedense que construiu o Hotel São Francisco e teve uma participação decisiva num período de desenvolvimento, quando na implantação da energia elétrica e telefonia no município de Penedo. Ele também era proprietário a indústria têxtil Peixoto Gonçalves, que funciona no município de Neópolis, Sergipe.