No início da tarde desta segunda feira (17), policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) descobriram uma área de desmatamento ilegal no município de Penedo. Após denúncias anônimas e investigações preliminares, policiais do posto policial localizado próximo ao acesso à Área de Proteção Ambiental (APA) Marituba do Peixe encontraram um sítio onde se praticava desmatamento de maneira ilegal.
Segundo a assessoria da Polícia Militar, pelas marcas deixadas no solo, há fortes indícios de que o desmatamento estava sendo realizado com uso de dois tratores. As máquinas estariam fazendo a derrubada com uma corrente de ferro presa aos tratores que iam arrastando as árvores e destruindo a vegetação.
“O método que eles utilizaram foi peculiar e bastante agressivo. Acreditamos que a área desmatada nesta propriedade seja maior que a anteriormente encontrada em Matriz do Camaragibe de vinte hectares”, explicou o major Marcus Aurélio, comandante do BPA.
O dono da propriedade desmatada será identificado ainda hoje no cartório da cidade e o BPA irá averiguar o tamanho da área devastada.