×

Esporte

Árbitro do RJ denuncia corrupção na arbitragem

´Carioca Gutemberg de Paula pegou pesado nas acusações contra Sérgio Côrreia

O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca (RJ) denunciou o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), Sérgio Côrrea, de corrupção. Gutemberg afirmou que Corrêa intimida os membros do quadro, chegando a sugerir, inclusive, favorecimento a determinados clubes.

Na denúncia, ele comentou o fato de todos os árbitros escalados serem obrigados a ligar para o dirigente antes das partidas. Durante essas “conversas”, existiam recomendações que influenciariam o resultado de jogos.

– Fui fazer um jogo entre Corinthians e Goiás, que o Corinthians ganhou por 5 a 1. Antes do jogo, ele disse para mim: “vai lá, boa sorte. Vai apitar o jogo do Timão, hein?” O que eu posso entender disso? Que, se o Corinthians não ganha, eu podia, para o resto da vida, não ser mais escalado – disse ele, citando a partida do Brasileirão de 2010.

Aqueles árbitros que não seguissem as determinações de Corrêa acabavam afastados das escalas, denunciou Gutemberg:

– (Sérgio Corrêa) É mentiroso. Porque esse é o perfil dele. Mentiroso, mariquinha e corrupto. E posso dizer: corrupção não é só a ação de seduzir por dinheiro, mas também de seduzir por presentes. E escala é um presente para o árbitro quando atende aos anseios dele.