
Clubes decidiram a disputa em 2010
Na tarde desta quarta-feira (04), aconteceu na sede da Federação Alagoana de Futebol o conselho arbitral dos clubes com objetivo de definir o método de disputa do Campeonato Alagoano 2010.
Estiveram presentes todos os representantes das equipes que irão disputar a primeira divisão na próxima temporada. A reunião começou com 45 minutos de atraso, já que, ainda existia a possibilidade de cancelamento, para que fosse realizada uma assembléia geral com intuito de discutir a inclusão do CSA no campeonato estadual em 2010, mas o pedido feito pelo presidente do azulão foi negado pelo presidente Gustavo Feijó e os demais representantes de clubes.
A federação lançou a proposta para que o campeonato seja disputado em turno único com jogos de ida e volta em sistema de pontos corridos. A proposta da federação foi aprovada por unanimidade pelos representantes das equipes. Marx Beltrão, que representou o Coruripe solicitou a antecipação do início do Campeonato Alagoano 2010, mas o período de recesso pelas festas de fim de ano foi o argumento utilizado pela FAF para negar momentaneamente o pedido.
Ficou mantida a decisão que 3% da renda líquida de cada partida serão repassados para manter as despesas da ACDA (Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas), que foi representada por seu presidente Severino Rosa. Outro assunto definido é a realização dos jogos da categoria, Sub-18, que irá substituir a categoria Sub-20 (extinta), na preliminar das partidas do Campeonato Alagoano de Futebol profissional.
A FAF lançou a proposta de criar o Campeonato Alagoano, Sub-23, no segundo semestre, tendo como atrativo para a equipe campeã o direito da segunda vaga na Copa do Brasil em 2011. Os representantes do Murici e Coruripe mostraram.-se contrários a decisão em premiar o campeão, Sub-23, com uma vaga na Copa do Brasil. Na votação ficou definido que a segunda vaga do estado na competição será do vice-campeão estadual, ou seja, a equipe que conquistar o maior número de pontos no turnão e o campeão do quadrangular ficam com as vagas na Copa do Brasil 2011.
Os representantes de Murici e Coruripe defenderam a subida de três equipes da segunda divisão deste ano. O presidente da federação, Gustavo Feijó, afirmou que nos próximos dois anos o estadual será disputado por nove equipes e o Penedense que está retornando para a primeira divisão. Caso aconteça uma nova decisão judicial contra a equipe de Penedo, automaticamente, o time ribeirinho será rebaixado e o campeonato irá seguir com nove equipes.
Gustavo Feijó também alertou para a situação dos estádios quanto à liberação pela comissão de vistoria. O corpo de Bombeiros Militar entregou um relatório informando a situação de cada estádio e as pendências para obter a liberação.
Com projetos de segurança contra incêndio e pânico aprovados, mas faltando a solicitação da vistoria para receber o certificado estão:
– Estádio Severiano Gomes Filho (Pajuçara)
-Estádio Nelson Peixoto Feijó
– Orlando Gomes de Barros – União dos Palmares
– Arnon de Melo – Santana do Ipanema
– José Gomes da Costa – Murici
Precisa refazer o projeto
– Gerson Amaral – Coruripe
Sem projetos
– Juca Sampaio – Palmeira dos Índios
– Alfredo Leahy – Penedo
– Olival Elias de Moraes – Boca da Mata