Excelentes notícias para a arbitragem sergipana. Documento, encaminhado aos presidentes de comissões estaduais pelo presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Correa, traz a relação da classificação nacional dos árbitros e assistentes. O resultado tem como base o número de atuações e avaliações realizadas nos últimos três anos.
Ressalvados os árbitros FIFA e os aspirantes à FIFA, que têm classificação específica, os árbitros sergipanos ocupam posições de destaque. Na primeira delas, no quadro denominado CBF1, composto por apenas 37 árbitros, fazem parte dois sergipanos: Antônio Hora Filho na 5ª colocação geral (1º da Região Nordeste) e Rogério Lima da Rocha na 12ª colocação geral (5ª da Região Nordeste).
Em outro quadro, o denominado CBF2, composto por 82 árbitros, figura em destaque Cláudio Francisco Lima e Silva na 1ª colocação. No que se refere aos assistentes, da relação única contendo 197 nomes, Clériston Clay Barreto Rios figura na 14ª colocação geral, enquanto que Ivaney Alves Lima, presidente da Associação dos Árbitros Profissionais de Futebol do Estado de Sergipe – AAPF/SE – ocupa a 33ª colocação geral, Ailton Farias da Silva a 46ª, Edmo Oliveira Santos a 70ª e, por fim, Renison Nunes Freire a 72ª colocação. No Nordeste, Clériston ocupa o 1º lugar, Ivaney o 4° colocado e Ailton o 10°.
Comentando o resultado, Rogério Lima da Rocha considera um grande momento para a categoria no Estado. “São dados e números muito eloqüentes, levando-se em conta, notadamente, a posição de nossos clubes no cenário nacional”, disse ele. Para Ivaney, o resultado nada mais é que reflexo do trabalho sério que vem sendo feito nos últimos três anos. “Somos do menor Estado da federação, mas estamos representando muito bem o nosso Estado. No Nordeste, os 10 primeiros são de Sergipe. Temos nomes muito promissores como Ailton, um jovem árbitro que promete muitos resultados positivos”, declarou o presidente da AAPF/SE.