Representantes de municípios do agreste reuniram-se, nesta sexta-feira (2), para a realização da Conferência Municipal de Cultura da região. O encontro é uma etapa precedente à III Conferência Estadual de Cultura que será realizada no mês de maio, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, com o tema “Construindo o Sistema Alagoano de Cultura”.
Além de gestores municipais de cultura dos municípios de Arapiraca, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Campo Grande, Coité do Nóia, Feira Grande, Igaci, Junqueiro e Olho D’Água Grande. Também estiveram presentes na abertura da Conferência Intermunicipal o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, o secretário Municipal de Cultura e Turismo de Arapiraca, João José Marques e o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos.
O reitor Jairo Campos ressaltou que a realização da Conferência é a oportunidade de estabelecer um diálogo com a sociedade. Destacou também a importância da cultura para o desenvolvimento e formação de uma sociedade sem preconceitos.
Ao saudar os presentes, o secretário de Cultura de Arapiraca enfatizou as principais mudanças e avanços que a cultura vem conquistando no município, citando a criação do Conselho Municipal de Cultura e o início dos estudos técnicos para a implantação do Fundo Municipal de Cultura.
O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, reafirmou os princípios da política cultural da Secult que são democratização do acesso aos bens culturais e visão e atuação sistêmica regionalizada, abrangente e setorial. Destacou também a importância da contribuição da Conferência do Agreste na formulação do Plano Estadual de Cultura.
