×

Alagoas

Arapiraca realiza mutirão até junho para combater a dengue

O combate ao mosquito transmissor da dengue vai ser articulado em Arapiraca por meio de um mutirão extenso de ações nos bairros, comunidades e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Orientações serão dadas por equipes técnicas da Promoção de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para evitar que a desova do Aedes aegypti se dê em calhas e pneus com acúmulo de água, em garrafas viradas para cima, em pratos de plantas ou em caixas d'água mal tampadas.

“O trabalho é para conscientizar a população de que seu papel deve ser feito no dia a dia no combate a este mosquito. Se caso o arapiraquense sinta os sintomas característicos – como febre e dores nas articulações, cabeça e músculos -, o ideal é beber bastante líquido e que ele se dirija o mais rápido a uma UBS para o diagnóstico ser feito”, diz o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa.

De acordo com o Boletim Informativo de Dengue (BID), elaborado pelo Setor de Informação e Análise em Saúde, da SMS, os meses de maio e junho de 2014 apresentaram altos índices de incidência de dengue nos postos e hospitais.

Como prevenção, a prefeita Célia Rocha determinou que um mutirão fosse realizando com um cronograma abrangente. Ele começou ainda no começo deste mês de março, no bairro Planalto, junto a uma ação de limpeza no local.

Nesta terça-feira (24), a técnica de Promoção da Saúde e coordenadora das ações em combate à dengue, Ijoancira Moura, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Aglair Tojal, e equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram no Tiro de Guerra (TG), fazendo apontamentos sobre como combater o mosquito transmissor, com palestras capacitando os ativadores para trabalhar em conjunto com a Prefeitura, parceria que vem acontecendo ano após ano.